#TemNaBiblio: Dicas de livros da semana - Parte 2

02/06/2021
Cultura
Dúvidas sobre qual livro escolher? Confira 5 dicas disponíveis na nossa Biblioteca.

​Toda semana, nossa Biblioteca destaca cinco livros, disponíveis em nossa Biblioteca, para motivar a comunidade educativa na escolha de uma literatura.

#TEMNABIBLIO I Parte 1​

Confira as dicas de leitura preparadas pelas nossa Biblioteca para esta semana:

livro 1.jpgAs primeiras aventuras de Arsène Lupin: o ladrão de casaca – Maurice Leblanc

Brilhante, audacioso, sedutor, mestre do disfarce e do jiu-jítsu, Arsène Lupin é a irônica resposta francesa a Sherlock Holmes: um ladrão refinado e anarquista, espécie de Robin Hood da Belle Époque. Nas nove histórias que compõem essas primeiras aventuras, o irresistível anti-herói atormenta seus oponentes, zomba das convenções estabelecidas, ridiculariza a burguesia e ajuda os mais fracos. E ainda enfrenta um grande detetive inglês, não por acaso chamado Herlock Sholmes. O personagem inspirou a série do Netflix chamada “Lupin".

livro 2.jpg

Bordados – Marjane Satrapi

Os almoços de família na casa da avó de Marjane Satrapi, em Teerã, terminavam sempre com o mesmo ritual: enquanto os homens iam fazer a sesta, as mulheres lavavam a louça. Logo depois começava uma sessão cujo acesso só era permitido a elas - o "bordado", tema deste que é o terceiro livro de Satrapi.  O grupo que se reúne na casa da avó é uma amostra de mulheres com moral e experiência bastante variadas, mas com a temática do machismo e da tradição sempre presente, sobretudo depois da Revolução Islâmica (1979).

livro 3.jpg

A globalização da natureza e a natureza da globalização – Carlos Walter Porto-Gonçalves

A devastação ambiental e suas consequências para a humanidade vêm sendo amplamente estudadas por ambientalistas e por todos aqueles interessados na preservação do planeta. Nesta obra, Carlos Walter Porto-Gonçalves pretende discutir a natureza do processo de globalização e as contradições que ele gera no campo ambiental.

livro 4.jpg

O menino que comeu uma biblioteca – Leticia Wierzchowski

Em uma estância no interior do Uruguai, no fim dos anos 1930, Eva, uma menina de família muito simples criada pela avó severa, gosta de brincar com as cartas do tarô, embora nunca acerte nada de verdade. Até que um dia, em uma tarde quente de verão, ela vê a imagem de um menino loiro, em um gélido dia de inverno muito longe dali: Jósik. Ele é filho único, e muito ligado ao avô, o professor Michael Wisochy, um apaixonado pelos livros, que transformou sua pequena casa em biblioteca. Quando a Segunda Guerra Mundial eclode e a Polônia é invadida pelos nazistas, a vida pacífica de Jósik e de Michael é brutalmente interrompida ― forçando o menino a vender os amados livros do avô para sobreviver. Juntos, Eva e Jósik nos contam essa fábula sobre a guerra, a literatura e o amor.

livro 5.jpg

O gatola da cartola – Dr. Seuss

Um menino e uma menina estão chateados porque chove lá fora e não há nada para fazer em casa. Até que de repente, sem mais nem menos, surge na casa deles o Gatola da Cartola, um bicho esquisito e pra lá de divertido, capaz de imaginar as brincadeiras mais inusitadas. Com a ajuda do Coisa Um e Coisa Dois, dois amigos muito esquisitos, o Gatola vai fazer a maior bagunça na casa das crianças ― e transformar esse dia chuvoso em uma grande aventura…

Qual destas aventuras literárias você vai escolher?

Dúvidas ou mais informações sobre o nosso acervo, podem ser encaminhadas diretamente à Biblioteca, através do e-mail: [email protected] e/ou telefone: (55) 3220-6324.

​EMPRÉSTIMOS DE LIVROS ATRAVÉS DE DRIVE-THRU

Lembramos que em decorrência dos cuidados necessários à prevenção da Covid-19, a Biblioteca Irmão Daniel não está realizando o empréstimo de livros diretamente no setor, somente através da modalidade Drive-Thru. Saiba mais, acessando as orientações.