Navegar para Cima

Sala de aula

Sequência didática

​6° ANO

TEMA

DATA:

Matemática

“Eu e o consumo, em busca de uma relação consciente e sustentável."

​Apresentação e Reflexão sobre a Pesquisa em sala de aula. Avaliação por Área-2,0.

Combinar com a professora

Linguagem

Fake News

Produzir um vídeo colocando suas experiências vivenciadas e presenciadas sobre FAKE NEWS.

25/11

Ciências da natureza

Doenças dos órgãos ou sistemas do corpo humano. 

Produção de maquete ou esboço do órgão (ou sistema) escolhido e acometido pela doença relacionada a ele.

26/11

 

Ciências humanas

Redes humanas: a co-dependência e a arte de conviver.

​Produção de maquetes de forma individual de maneira sustentável.

01/12

 

 


7° ANO

TEMA

DATA:

Matemática

Consumo digital

 

Encontro online com influenciadores digitais da Comunidade com o tema: “O impacto da Pandemia no Consumo Digital."

 

Reflexões sobre Consumo Digital Responsável e Sustentável no momento Atual.

 

​Combinar com a professora

Linguagem

Muito além da Fake News.

Elaboração de um vídeo sobre os impactos das FAKE NEWS NA SOCIEDADE E NA COMUNIDADE ESCOLAR.

25/11

 

Ciências da natureza

Degradação ambiental dos biomas brasileiros.

Maquete.

26/11

 

Ciências humanas

Identidade religiosa e/ou sagrada.

Produção de maquetes de templos sagrados.

30/11

​ 


8° ANO

TEMA DATA:
Matemática

Sequências matemáticas

 

Apresentação dos slides com sequências, Construção do Jogo torre de Hanói. Vídeo com a sequência da confecção de um bolo de chocolate.

29/11

 

Linguagem

Fake News

Os estudantes realizarão vídeos curtos sobre o tema relatando suas narrativas pessoais ou alguma situação de Fake News.

 

25/11
Ciências da natureza

 A existência de métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis.

 

Produzir uma apresentação em modelo de Power point para expor os resultados da pesquisa, apresentando todos conteúdos solicitados de forma clara e objetiva. Os conteúdos solicitados fazem parte do Módulo 3 do livro de Ciências trabalhado em sala de aula, os assuntos específicos estão relacionados com a Reprodução humana, como Gestação e nascimento, contracepção e prevenção, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e sexualidade.

2​6/11
Ciências humanas

Globalização e a sociedade de consumo.

 

Confecção de algum produto tendo como referência o conceito de Upcycling. Este produto deverá ser apresentado em uma feira promovida pelos alunos.

1/12

​ 


9° ANO

TEMA:

DATA:

Matemática

Empreendedorismo e projeto de vida.

 

Apresentação dos vídeos com entrevistas de pessoas empreendedoras na nossa cidade.

29/11

Linguagem

Fake News

Realização de vídeos curtos sobre o tema de Fake News.

25/11

Ciências da natureza

Identificando a evolução da espécie humana.

 

Os grupos deverão produzir uma apresentação em modelo de lapbook para expor a evolução da espécie humana, com os principais clados e propor um esquema gráfico ou desenho que represente de forma mais fiel possível a arvore filogenética da espécie humana, trazer para discussão com a turma como as mutações em indivíduo são transmitidas de uma geração para outra.

26/11

Ciências humanas

Globalização e a sociedade de consumo.

 

Os grupos irão confeccionar algum produto tendo como referência o conceito de Upcycling. Este produto deverá ser apresentado em uma feira promovida pelos alunos.

01/12


​ 


1° ANO

TEMA:

DATA:

Matemática

“Como medir alturas de forma indireta?"

 

Fazer a medição da altura de sua casa, prédio, monumento... utilizando um teodolito caseiro e conhecimento de trigonometria.

29/11

 

Linguagem

Ética: como atitudes antiéticas na sociedade refletem na escola e são incorporadas e aceitas pelos alunos no seu cotidiano.

 

Língua portuguesa: Usando algum app de fazer vídeos (Ex. TikTok, Lomotif, imovie ou outro de tua preferência.)

Fazer um vídeo com entrevistas, depoimentos e teatro sobre a ética escolar.

25/11

 

Ciências da Natureza

Fontes e formas de energia

 

Produção de lapbooks, representando as transformações energéticas e tipos de energia (Física), as características dos elementos, substânciase misturas (química) e as relações com o meio ambiente e impacto ambiental dessas fontes de energia. Nos Lapbooks devem constar a origemda fonte de energia (vento, água, vegetal, nuclear etc.) e a forma de conversão e utilização da energia proveniente dessas fontes.

26/11

 

Ciências humanas

Viver e conviver na Idade Média.

 

Apresentação de Feira Medieval: encenação, produção de vestimentas e materiais utilizados pelo ser humano na Idade Média.

01/12


2° ANO

TEMA:

DATA:

Matemática

A importância dos conhecimentos dos sólidos geométricos em construções e monumentos.

Fazer a construção de prismas e pirâmides observando seus elementos e compreendendo a importância desse conhecimento para o cálculo de áreas e volumes.

 

29/11

Linguagem

A ética escolar, criticidade em relação ao plágio de trabalhos e textos.

 

Construir um vídeo com música, frases, palavras. Descrevendo as atividades que percebemos como antiéticas na sociedade e na escola, sendo essa um braço da SOCIEDADE?

 

25​/11

Ciências da Natureza

Movimento.

 

Apresentação das aulas planejadas e desenvolvidas por cada grupo expondo sua visão sobre ciências da natureza.

26/11

Ciências humanas

Liberdades 

 

Manifesto/ Folder digital - Power point (5 slides – o último é um folder) falando sobre um tipo de liberdade, explicando o porquê não querem que aconteça mais. Cada grupo fará um tipo de liberdade diferente dos outros (grupos de 5 estudantes), gravado em vídeo em torno de 3 a 4 minutos. 

01/12


3° ANO

TEMA:

DATA:

Matemática

“A importância da pesquisa, organização análise de dados para planejar o futuro".

 

Fazer a relação do que é de suma importância ter em uma casa caso fosse morar sozinho.

 

· Fazer o levantamento de preços de alguns desses utensílios e expor e apresentar os dados em gráficos e tabelas para os colegas.

29/11/

Linguagem

A ética escolar, criticidade em relação ao plágio de trabalhos e textos.

 

Realizar um vídeo sobre o tema utilizando algum app de fazer vídeos (Ex. TikTok, Lomotif, imovie ou outro de tua preferência.)

 


25/11

Ciências da Natureza

Como assim, ciências da natureza? 

A culminância deste trabalho ​dar-se-á em forma de atividade em equipe de forma que a professor(a) possa avaliá-las(os) e acompanhar o processo construído pelas(os) estudantes ao observar, identificar, analisar as apresentações no formato de simpósio comprovando que muitas vezes conceitos intuitivos coexistem com conceitos científicos aprendidos na escola. Nesse caso o ensino não provocou uma mudança conceitual, mas, desde que a aprendizagem tenha sido significativa, o aluno adquiriu um novo conceito ganhando assim consciência da existência de diferentes fontes de explicação para as coisas da natureza e do mundo. 

25/11

Ciências humanas

Ciências e sociedade: a permanência das mudanças

Produção de uma apresentação de 5 minutos sobre o tema: descobertas científicas e/ou movimentos sociais/políticos que promoveram uma mudança na visão de mundo.

 

01/12​