Navegar para Cima

Agenda

Dia dos Pais

Descrição


​Uma criança com dois anos de idade faz movimentos para descer sozinha de uma cadeira, e o pai ao lado diz: “continua filha, você consegue.” Ela sente-se confiante e continua a sua aventura. O pai sabe que tem o risco de uma queda e reagirá para evitar, caso aconteça. A presença dele nesse fato é uma presença significativa. Um dos aspectos geradores da significação é a demonstração de confiança contida na frase, mas, acima de tudo, o tom de voz que transmitiu o reconhecimento de que ela era capaz. Um gesto simples, mas com um poder enorme sobre as muitas outras situações da vida futura da criança.

Um pai é como um farol, é uma referência que teve outras pessoas como modelo, e esse ciclo é interminável, tanto na origem quanto na continuidade. Logo que se inicia uma relação, um diálogo, por exemplo, não demora para vir a pergunta sobre quem são os pais. A conversa segue, fala-se o nome da mãe, pai...e algumas vezes, compartilham-se características desses: “meu pai é justo, solidário!”. Em grande parte, são aspectos que marcaram, marcam e servem de referência, mesmo que tenham nascido de experiências dolorosas. De todos os modos são aprendizados, lições vindas de antepassados da família. 

Ter consciência de que a luz que carregamos em nós não é só nossa, é uma atitude cristã, pois revela nossa pequenez diante do criador da luz. Nós somos apenas cocriadores, reflexo de uma luz com origem maior. Ao adentrar na realidade que nos toca viver, a luz recebida através da ternura e presença de um pai serve de referência para outras pessoas, e assim formamos um circuito gerador de energia. Importa que se tenha o discernimento para dizer: “continua, você consegue”.

Horário


11/08/2019 00:00
11/08/2019 00:00
DATA:
HORÁRIO: