Navegar para Cima

Projetos

Semana da Leitura

Proporcionar momentos de incentivo ao hábito de ler colabora no desenvolvimento da imaginação, de emoções e de sentimentos dos estudantes de forma prazerosa, lúdica e significativa. Seja por lazer, seja para estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário, dinamiza o raciocínio e a interpretação, além de aperfeiçoar a escrita.

É importante para a formação de todos ter contato com as histórias desde cedo, pois é por meio dos livros e contos infantis que a criança desperta para o mundo literário. As histórias infantis nos marcam emocionalmente, fazendo parte do universo simbólico, qualificando nossa capacidade de imaginação e criação. De acordo com as Diretrizes da Educação Infantil Marista, documento norteador de todas as atividades que desenvolvemos com as crianças, para elas a fantasia é um ingrediente maravilhoso que encanta, emociona, assusta, inquieta e alegra. Impulsiona para a descoberta de novos mundos, novos lugares, novos tempos, permitindo que possam viajar até os cenários em que transcorrem as histórias. Dessa forma, tornam-se jovens mais reflexivos, atentos e críticos.

Nesse sentido, nossa Biblioteca ​desenvolve diversas iniciativas para incentivar a leitura, dentre as quais destaca-se a programação da Semana da Leitura, que ocorre anualmente no mês de julho. Durante o evento, são proporcionadas diversas ações que complementam as atividades que já acontecem ao longo do ano, como a Feira do Livro, Festa à Fantasia, apresentações artísticas, paradas para a leitura, gincanas literárias, entre outras.

Na Semana da leitura também é desenvolvido o Projeto Autor Presente, que proporciona bate-papos e sessões de autógrafos com autores ou contadores de histórias, cujas obras foram escolhidas e trabalhadas com as turmas anteriormente. ​