Navegar para Cima

Notícias

Aula em São Miguel das Missões integra disciplinas e dinamiza a aprendizagem

25/04/2019
Nosso jeito de educar
Estudantes do 2º ano EM ampliaram os conhecimentos sobre os conteúdos estudados em História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso.

​​​​​​Para aprofundar os conhecimentos sobre a colonização espanhola no Rio Grande do Sul, os Sete Povos das Missões, a formação populacional do Brasil, as dimensões filosóficas da produção artística e os valores religiosos nas diferentes culturas, os estudantes do 2º ano EM tiveram uma aula da área de Ciências Humanas no Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões. As atividades desenvolvidas integraram os conteúdos das disciplinas de História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso, encontrando pontos de aproximação e diálogo.


No local, ocorreram cinco oficinas sobre lendas missioneiras, dinâmica populacional e os processos de miscigenação, pintura corporal, símbolos e valores religiosos, além de um quiz acerca dos principais assuntos estudados. A turma também teve a oportunidade de visitar todos os espaços das ruínas da redução jesuítica e entender a função de cada um deles, de conhecer o acervo do Museu das Missões e de apreciar o espetáculo Som e Luz.

As atividades vão ao encontro das propostas do Projeto Educativo e das Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista, documentos norteadores das práticas realizadas no Colégio, que incentivam o trabalho coletivo e o desenvolvimento de sequências didáticas nas diferentes áreas do conhecimento. “Isso dinamiza a prática pedagógica e a construção das aprendizagens, bem como amplia o repertório cultural de nossos estudantes”, destacam os educadores Luthiane Valença, Olivia Store e Newton Klechowicz, que planejaram e acompanharam a saída de estudos.

Diz Aí

​Os estudantes Maria Eduarda Correa Rodrigues, Bernardo Wilchen de Oliveira e Fabiana Sulzbacher Damian contam como foi a experiências de estudar de maneira interdisciplinar dentro de um local declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO:

A viagem às ruínas de São Miguel das Missões foi muito esclarecedora. Tivemos atividades que nos apresentaram a cultura da época de forma dinâmica, construímos muitas aprendizagens e, ao mesmo tempo, nos divertimos. Essas viagens de turma são importantes, pois, de certo modo, unem os colegas e provem a integração. (Maria Eduarda Correa Rodrigues)

Sabermos nossa história e o que nos trouxe até onde estamos é importante. E entendê-la por meio de uma visita até um dos locais mais relevantes para a sua co​nstrução é formidável. As atividades realizadas durante a viagem às ruínas das reduções jesuíticas de São Miguel das Missões foram uma forma sábia de nos ensinar sobre essa história, tornando o aprendizado mais dinâmico e atrativo, possibilitando também, por meio da interdisciplinaridade, conciliarmos os conhecimentos de Sociologia, História, Ensino Religioso, Geografia e Filosofia, resultando em uma melhor compreensão dos fatos. (Bernardo Wilchen de Oliveira)

Estar em São Miguel das Missões foi uma experiência marcante e de muita aprendizagem. Poder conhecer a cultura e a história da região em que vivemos, e sem precisar de um grande deslocamento, nos mostrou que a cultura está em todos os lugares. Além disso, aprender unindo o que as disciplinas têm em comum, de um jeito descontraído e leve, facilita muito o entendimento e nos faz crescer.​ (Fabiana Sulzbacher Damian​)