Navegar para Cima

Notícias

Coordenadora Pedagógica participa de grupo de estudos na Itália

03/05/2019
Formação
Em Reggio Emilia, Ana Claudia da Silva buscará inspirações que agreguem na prática educativa do Marista Santo Ângelo.

A coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Anos Iniciais, Ana Claudia da Silva, junto a outros cinco educadores dos Colégios da Rede Marista, integra um grupo de estudos da América Latina com destino à cidade Reggio Emilia, na Itália, cujas escolas são referência em Educação Infantil. Organizada pela RedSOLARE Brasil, em parceria com a Reggio Children e o Centro Internacional Loris Malaguzzi, a formação ocorrerá entre 5 e 10/5.

Durante a semana, Ana Claudia participará de uma programação que contempla reflexões das práticas educativas, visualizando várias temáticas a respeito desta abordagem que dá visibilidade à imagem da criança competente e criativa. A coordenadora terá a oportunidade de visitar escolas de primeira infância do município de Reggio Emilia e conhecer de perto seu projeto educacional e a cultura de ateliê, ampliando seu olhar para a abordagem reggiana.

Para a educadora, o intercâmbio é uma grande chance de ver in loco as escolas italianas, às quais tem dedicado seus estudos desde sua época de acadêmica, quando elaborou o trabalho de conclusão de curso com o tema A educação italiana x educação brasileira: o que podemos aprender o nos inspirar com Reggio Emilia. Ela conta que poderá conhecer as formas de documentação e planejamento, bem como a relação das crianças com os educadores, atelieristas e demais colaboradores, além da interação das famílias com as escolas.

​Em cada vivência que será proporcionada na viagem de estudos, a coordenadora também buscará inspirações que venham agregar na prática educativa da Educação Infantil e Anos Iniciais do Marista Santo Ângelo. “Conhecer Reggio Emilia é a realização de um sonho e são muitas expectativas, pois acredito que revisitarei conceitos, ampliando conhecimentos para qualificar ainda mais a proposta pedagógica que desenvolvemos em nosso Colégio”, destaca Ana Claudia.

​Sobre Reggio Emilia

Reggio Emilia está localizada no norte da Itália e possui um importante patrimônio histórico e artístico. No final da 2ª Guerra Mundial, com a cidade destruída, os habitantes decidiram que a melhor maneira de recomeçar seria construindo uma escola. Desde então, surgiram mais de 30 centros de Educação Infantil e suas práticas são elaboradas em parceria por crianças, famílias e professores. 

A proposta educacional de Reggio Emilia parte do pressuposto de que a criança nasce com “cem linguagens”, e cabe aos adultos a escuta e o reconhecimento de suas múltiplas potencialidades, observando e atendendo as individualidades.