Para aprofundar os conhecimentos sobre biodiversidade, Universo, Astronomia e Sistema Solar, vida na Terra, eras geológicas e paleontologia, com a observação de fósseis de espécies de dinossauros e répteis que habitaram no Rio Grande do Sul, temas trabalhados nas disciplinas de Ciências e Geografia, as turmas do 6º ano EF fizeram uma viagem de estudos.


Acompanhados pelos educadores Fabiane de Almeida Wentz, Denise Vichietti, Fernanda Linka, João Marcelo Rohleder e Jovana Cadore, os estudantes visitaram o Museu Internacional de Ufologia, em Itaara. Na oportunidade, desenvolveram a aprendizagem técnica e científica em um ambiente dedicado ao estímulo da curiosidade e do raciocínio lógico, com os assuntos apresentados de maneira interativa e dinâmica.

O grupo visitou também o Planetário da Universidade Federal de Santa Maria, onde visualizou o filme Maravilhas do Universo e as imagens obtidas com o Telescópio Espacial Hubble. Segundo a professora de Ciências, Fabiane de Almeida Wentz, com essa vivência foi possível verificar o nascimento do universo, a formação de galáxias e conhecer nebulosas e outras estruturas astronômicas. “Foi como fazer uma viagem dos confins do universo, chegando à nossa galáxia e, finalmente, ao sistema solar e à Terra”, conta.
A viagem de estudos contemplou ainda uma visita ao Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia/Universidade Federal de Santa Maria (CAPPA/UFSM), onde os estudantes conferiram como são feitas as escavações, análise e identificação dos fósseis do período Triássico. “Com as visitas aos locais, também trabalhamos a sensibilização, conhecimento e cuidados com a fauna brasileira”, destaca Fabiane.
