A alegria do reencontro marcou o primeiro dia da Feira do Livro

01/06/2022
Nosso jeito de educar
Evento acontece de forma híbrida e marcou o reencontro presencial

​De forma online e presencial, a felicidade do reencontro marcou o início da Feira do Livro 2022, evento  aguardado por estudantes, educadores, autores, contadores de história e livreiros da Moderna, FTD e Paulus. Inspirada pelo tema “Ler transforma realidades", a Feira contou com a abertura online, pela manhã e tarde, realizada pelas coordenadoras pedagógicas Andréa Pires da Rosa e Denise Targa, a bibliotecária Leonela Pedebós e a participação especial da contadora de histórias Bárbara Catarina, que declamou diversas poesias de forma divertida e que teve a participação dos estudantes.

Abertura 1 - Feira do Livro.jpg

Abertura 2 - Feira do Livro.jpg

De forma online, o autor Jorge Luís Martins falou para as turmas do 8º ano sobre seu livro “Meu nome é Jorge - sua história de ex-menino de rua", abordando os desafios que passou quando morava na rua e sua história de superação que contou com a ajuda de muitas pessoas e como temos que dar continuidade a essa corrente do bem de sempre ajudarmos uns aos outros.

Jorge Luís Martins.jpg

As turmas do 9º ano receberam os artistas Mariana Marmontel e Felipe Deds, do Grupo Poetas Vivos, que falaram sobre os movimentos de Rap e Slam que são "batalhas" musicais poéticas  que abordam diversas questões sociais. Através de música e um bate-papo, eles ressaltam que a arte, em todas as suas formas, é uma poderosa ferramenta de transformação social.

DSC_1555.JPG

Os estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio participaram do bate papo sobre a tradução de livros que foi conduzido pelo tradutor gaúcho Valter Mendes Júnior.  Já o professor Dante Gonzatto, do Fênix Vestibular, conversou com os estudantes do Terceirão sobre as novas Leituras Obrigatórias da UFRGS em 2023, dando um panorama geral para os temas.

DSC_1587.JPG

DSC_1602.JPG

Já pela tarde, as turmas do 3º ano do EF tiveram um bate papo online com o autor Fernando Carraro sobre o livro “Carta à prefeita". A obra conta a história do menino Juninho que, em um dia chuvoso, a caminho da escola, se dá conta de que um dos semáforos na rua não funciona. Ao chegar à escola, ele conta a todos sobre esse problema e a professora percebe que é hora de falar sobre os problemas da cidade e sobre políticas públicas. Depois da primeira aula, os estudantes têm uma ideia para tornar a cidade um lugar melhor e escrevem uma carta com uma série de ações sociais endereçada à prefeita Mariana, que se envolve no projeto de uma maneira especial.

Fernando Carraro.jpg

De forma divertida e interativa, com a participação dos estudantes, a contadora Bárbara Catarina encenou história que animaram os estudantes da Educação Infantil. Depois ela falou com os estudantes do 2º ano do EF sobre o livro de poesia “Um jeito bom de brincar", encenando e dando ritmo às palavras e frases da obra.

DSC_1609.JPG

O primeiro dia encerrou com escritor e ilustrador Cadu Pessoa Brum falando como fazer uma História interativa e desenhada para as turmas do 1º ano do EF.​

Cadu.JPG

Aguarde que amanhã tem mais. Participe!