Navegar para Cima

Sobre

Sobre o Colégio

Fundado em 1927 e com uma reconhecida trajetória na educação, o Colégio Marista São Pedro é um espaço de aprendizado, descoberta e construção de novos conhecimentos.

Ao fundar o Instituto Marista em 1817, São Marcelino Champagnat deu início à missão de colaborar na construção de um mundo mais humano por meio da educação e da evangelização. A Rede Marista é fruto dessa história, e hoje dá continuidade a um legado bicentenário graças à dedicação de mais de 10 mil pessoas. São Irmãos e profissionais de diferentes especialidades que, diariamente, promovem a vida nas áreas da educação, social, saúde e na Amazônia .

O Colégio Marista São Pedro integra essa Rede Marista​ que é constituída por 18 Colégios pagos, oito Escolas Sociais gratuitas, nove Centros Sociais, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Hospital São Lucas e Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), bem como a atuação missionária e pastoral em diversos municípios.

Fundado em 1927 e com uma reconhecida trajetória na educação, o Marista São Pedro é um espaço de aprendizado, descoberta e construção de novos conhecimentos. Está localizado no bairro Floresta, região Norte de Porto Alegre, em uma área privilegiada, com mais de 6 mil metros quadrados. Possui infraestrutura completa e adequada para cada nível de ensino, Turno Integral, Pós-Turno e Atividades Extraclasse.

Mais de 90 educadores se envolvem, todos os dias, na missão de oferecer uma educação integral de qualidade que marca a vida dos que passam pela escola. Cerca de 550 estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio, aprendem, diariamente, que o conhecimento vai além da sala de aula. Tudo isso ocorre por meio de processos comprometidos com valores humano-cristãos, inovação e sustentabilidade. ​ 

Missão​ 

Promover a educação integral dos estudantes, cultivando o Carisma Marista, com excelência na formação humana e acadêmica.

Visão 

Seremos um colégio de formação integral, com aprendizagens significativas e relacionamentos saudáveis, desenvolvendo pessoas comprometidas com um mundo melhor.

Valores​

Amor ao Trabalho 
​Buscamos trabalhar com vitalidade e dedicação de quem serve porque ama e se identifica com os princípios, com as causas e com a iden​​tidade institucional. Compreendemos o trabalho na perspectiva do serviço e como meio de contribuir para a concretização e perpetuidade da missão. 

Audácia 
Somos empreendedores, agimos com coragem e responsabilidade, atentos ao contexto no qual estamos inseridos e discernimos com ousadia as decisões que tomamos em prol da nossa missão. Exploramos possibilidades que a realidade nos apresenta, com inovação, para contribuir na promoção da vida. 

Espírito de Família
Vivenciamos o espírito de família, proporcionando um ambiente de aconchego e proximidade. Acolhemos a pluralidade e a diversidade, aceitando-nos diferentes e complementares e colocando os interesses comuns acima dos pessoais. 

Espiritualidade
A espiritualidade marista é mariana e apostólica. Ela é a força propulsora que dá sentido e harmonia às nossas vidas, ilumina a nossa compreensão do mundo e orienta o nosso relacionamento com Deus, conosco, com as pessoas e com a natureza. Procuramos viver de acordo com o Evangelho, no seguimento a Jesus, tendo Maria e Champagnat como inspiradores do nosso jeito de ser e agir. ​

Presença
Somos presença significativa, acolhedora, atenta e disponível na relação com as pessoas nos diversos espaços. Educamos pelo exemplo, pela abertura, reciprocidade, compromisso, cultivando uma relação de confiança, respeito e cuidado. 

Simplicidade ​
Adotamos um estilo de vida simples em nível pessoal e institucional. Procuramos ser autênticos e humildes, reconhecendo nossas potencialidades e limitações. Tratamos a todos com respeito, suscitando o que há de melhor em seus corações.​​

Solidariedade
​​Somos comprometidos e perseverantes na busca do bem comum, na promoção e defesa dos direitos. Atuamos, preferencialmente, a serviço dos pobres e excluídos que vivem em situações de fronteira, criando laços de responsabilidade recíproca e equânime na construção da paz e da justiça sendo sinal de esperança no mundo.