Navegar para Cima

Níveis de Ensino

Ensino Médio

Para nós, tão importante quanto formar estudantes com domínio acadêmico é desenvolver a consciência ética e humana.

​​Aprender por inteiro é manter o futuro em movimento​

​​

​​​Para nós, tão importante quanto formar estudantes com domínio acadêmico é desenvolver a consciência ética e humana. Dessa forma, incentivamos a construção do projeto de vida do jovem, enaltecendo suas habilidades e capacidades, apresentando inúmeras oportunidades de desenvolver e construir um caminho promissor e de realização pessoal e profissional.

​Iniciação Científica

A partir de estudos multidisciplinares em sala de aula e nos Laboratórios, são desenvolvidos projetos com o objetivo de valorizar as produções científicas realizadas pelos jovens pesquisadores. Todos os trabalhos são orientados por professores de diferentes áreas do conhecimento e os destaques participam de feiras científicas nas principais universidades de Porto Alegre.

​Orientação Profissional

Atividades variadas como palestras, testes vocacionais e visitas a universidades auxiliam os estudantes a conhecerem a si mesmos, a realidade do mercado de trabalho e as profissões, oferecendo orientação quanto à escolha profissional. O Colégio também promove anualmente a Feira das Profissões, trazendo representantes de diversas universidades para o ambiente escolar. Além disso, oportunizamos momentos para construção do projeto de vida, ajudando os jovens a planejarem seu futuro

Projeto Enem e Vestibulares

São desenvolvidas diversas atividades preparatórias com os estudantes do Ensino Médio, voltadas para o Enem e os vestibulares. Os estudantes do 3º ano do EM realizam atividades focadas na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) durante todo o ano. No mês que antecede a prova, são realizadas aulas por área do conhecimento, nas quais os professores abordam os principais temas de cada componente curricular e reforçam o formato de questões exigidas na prova.​

Marista Mais+​​

O cenário da educação está em evolução constante e tem crescido de forma ainda mais acelerada nesse período atípico. O papel da tecnologia nesse contexto se fortaleceu, expandindo o conceito de sala de aula. Cientes das oportunidades, a Rede Marista criou o Marista Mais+, um projeto complementar ao ensino presencial que visa construir ações para aprimorar e intensificar os estudos para as avaliações externas, contribuindo com o conhecimento, identidade e projeto de vida de nossos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. A programação conta com episódios em áudio com conteúdos por área do Conhecimento + Redação e lives e webinares temáticos.​​​

capa_materia_novo_em.png

Novo Ensino Médio


A partir da Lei 13.415/2017, todas as instituições de ensino públicas e privadas do país devem implementar a nova proposta curricular do Ensino Médio até o ano de 2022. Nós construímos uma renovação curricular alinhada com as nossas premissas de aliar excelência acadêmica e à formação para valores, aproximando os conteúdos pedagógicos das necessidades e dos projetos de vida dos nossos adolescentes e jovens. Em 2022, o novo currículo será implementado com os estudantes do 1º ano EM de maneira gradativa. O currículo do Novo Ensino Médio Marista será composto por duas grandes dimensões, distintas e complementares: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos. 

A Formação Geral Básica é a dimensão do currículo que permite a consolidação das aprendizagens essenciais, compreendendo as quatro áreas do conhecimento – Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza –. A sua distribuição entre os três anos de Ensino Médio é igualitária, ocorrendo, nesse momento, as aulas dos componentes curriculares convencionais. Já os Itinerários Formativos estão estruturados a partir da combinação de áreas integradas ou de uma área específica, com metodologias diversificadas que desenvolvem a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico. Dessa forma, os Itinerários Formativos são divididos em Núcleos de Aprofundamento e Percursos Investigativos. 

Os Núcleos de Aprofundamento consistem no desenvolvimento e no aprofundamento dos conceitos abordados na FGB. Ele propicia a problematização e a aplicação dos conceitos das áreas do conhecimento por meio de projetos, oficinas e outras estratégias que diversificam as metodologias buscando a interdisciplinaridade. Além disso, conta com a organização seriada, ou seja, pensada conforme o nível de ensino de cada estudante. ​​

Nos Percursos Investigativos, os estudantes têm a possibilidade de escolher os Itinerários Formativos que mais lhe interessam, com ênfase na iniciação científica e na intervenção social. Para essa etapa, foram determinados quatro Percursos Investigativos: Ciências da Saúde e da Vida, Educação Financeira​, Processos criativos em múltiplas linguagens e Tecnologias e Sociedade: Sistemas e processos​. 

​​​​Conheça os Percursos Investigativos:​


Ciências da Saúde e da Vida

A linha formativa de Ciências da Saúde e da Vida abrange conhecimentos técnicos científicos relacionados às atividades humanas, aos ecossistemas e à análise de fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e culturais. Neste itinerário, o estudante aprofundará e ampliará conceitos para a interpretação de hipóteses, fenômenos e processos, desenvolvendo habilidades relacionadas ao pensar e fazer científico no desenvolvimento da vida e da saúde.

​Educação Financeira

A partir de um debate histórico e contemporâneo em contexto local, regional e global, a linha formativa de Educação Financeira abordará conhecimentos relacionados ao consumo consciente, à sustentabilidade, à economia, aos cenários sociais, à educação fiscal e às escolhas financeiras em diálogo com o mundo do trabalho e à gestão de iniciativas empreendedoras.

Processos criativos em múltiplas linguagens

Na linha formativa processos criativos em múltiplas linguagens, os estudantes desenvolverão projetos por meio de diferentes dimensões, aprofundando conhecimentos sobre a arte, a cultura, a literatura e as mídias na elaboração de processos, produtos criativos e inovadores, buscando análise e soluções para problemas identificados em diferentes contextos da sociedade e/ou em que estão inseridos.

​Tecnologias e Sociedade: Sistemas e processos

A linha formativa Tecnologias e Sociedade visa articular conceitos relacionados à projeção, ao desenvolvimento, à construção e à análise de soluções que auxiliem, facilitem e transformem a vida das pessoas e da sociedade por meio do estudo das Tecnologias, Engenharias e Matemática. Nesse sentido, os diferentes métodos científicos e/ou empíricos, possibilitarão a busca de soluções e a tomada de decisão frente às questões socioculturais, ambientais, de saúde pública e econômicas.​

​​​​