Navegar para Cima

Atividades Complementares

Soluções Criativas

grupo voltado para tecnologia, inovação, sustentabilidade e protagonismo estudantil


Formado por estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio (6º Ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio), tem o objetivo de desenvolver o pensamento crítico e fomentar a criatividade para a resolução de problemas do mundo real, fazendo uso de diferentes tipos de recursos tecnológicos com atividades que envolvem robótica educacional, programação, pesquisa, prototipagem e utilização de componentes eletrônicos. Os estudantes participam de mostras, desafios, competições de robótica e outros eventos tecnológicos, a fim de colocarem em prática conceitos tecnológicos aprendidos. 

 

Diferenciais: 

O Soluções Criativas possui uma intencionalidade diferenciada em relação aos clubes de tecnologia usuais, pois foca, com olhar cuidadoso, no desenvolvimento de habilidades como responsabilidade, cooperação, trabalho em equipe e senso de pertencimento de cada estudante. Desse modo, não é necessário nenhum conhecimento prévio em robótica, programação, ou outros conceitos tecnológicos para participar do grupo, bastando apenas vontade de aprender e disponibilidade para participar dos encontros. Outro fator de destaque é o incentivo à liderança e protagonismo estudantil através de debates entre os membros para as tomadas de decisões do grupo. O Soluções Criativas é um grupo pensado por estudantes para estudantes. 



Soluções Criativas - Atividades (1).jpg

 

Como fazer a inscrição? 

Por se tratar de um grupo que preza pela sustentabilidade de suas das atividades, oportunizando a participação ​e acompanhamento de todos os membros, o Soluções Criativas tem vagas limitadas.

IMPORTANTE: Atualmente não temos mais vagas disponíveis, contudo, em caso de interesse, é fundamental que a sinalização seja realizada através deste link (é necessário realizar login com a conta de estudante ao acessar), desta forma o nome do estudante ficará registrado na lista de espera. 



Conheça o significado do nosso logo: 

Por incentivar o protagonismo estudantil, o símbolo do Soluções Criativas foi totalmente elaborado por seus estudantes. Abaixo a descrição, também elaborada pelos estudantes, dos símbolos que compõem a logo: 

 

A engrenagem traz um preceito fundamental do grupo: fazer parte de uma estrutura maior e complexa, entendendo que cada um e cada uma são fundamentais para o funcionamento do “todo”, valorizando o trabalho duro, protagonismo, comprometimento e senso de pertencimento. As engrenagens precisam estar alinhadas, trabalhando, cada uma em seu próprio ritmo, para que uma estrutura maior possa funcionar, criando um paralelo sobre a importância de fazermos nossa parte para cuidarmos de nossa Casa Comum. 

 

A pizza, além de ser comumente associada ao público geek, entusiasta de tecnologia, representa uma bem-sucedida mistura de diferentes ingredientes para um prato saboroso e democrático. A receita da pizza possui várias etapas, desde o preparo da massa (que tem o seu tempo certo para fermentar e crescer), à inserção dos demais ingredientes, indo paro o forno e culminando em um alimento que sempre é partilhado, aquecendo os corações através de saciedade e integração com os colegas. Por se tratar de um alimento democrático, que une diferentes culturas, a pizza simboliza também a ideia de que as diferenças podem conviver em harmonia. 

 

Por fim, a lâmpada, que representa a inovação, criatividade para solucionar problemas e audácia, que é amplamente referenciada por nosso fundador, São Marcelino Champagnat, consistindo na coragem de seguir com a missão de modificar a realidade, tornando o mundo um lugar mais justo. 

 ​


Quer saber mais sobre o Soluções Criativas? Envie e-mail para [email protected]