Fundamentada no projeto educativo construído por São Marcelino
Champagnat, fundador do Instituto Marista, nossa proposta visa à formação
integral do estudante, baseada na cultura da solidariedade e da paz, mas também, e sobretudo, na crença de que todo o sujeito é dotado de um ilimitado
potencial para o aprendizado.
Nossa proposta metodológica valoriza a expressão pessoal dos estudantes
através de práticas interdisciplinares de trabalho, os quais representam uma
ruptura com os modelos pedagógicos estanques e fragmentados. Resgata, assim, o
sujeito que pensa, que sente e que interage com o conteúdo trabalhado
através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do
estudante.
Nosso estudante da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino
Médio, é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do
seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo,
empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e
de trabalhar em equipe. Nesse sentido, a escola representa um espaço de
excelência acadêmica, mas também de construção de um sólido projeto de vida.
Nosso jeito de
educar e aprender
Abaixo, os principais eixos norteadores do trabalho realizado nas diretrizes para cada nível de ensino para
que as crianças e os adolescentes desenvolvam o conhecimento do mundo e
a formação pessoal e social:
Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino
Fundamental:
Anos Finais do Ensino Fundamental:
Projetos pedagógicos diferenciados;
Práticas interdisciplinares;
Utilização de múltiplas linguagens, mídias e tecnologias;
Formação de lideranças com foco no
protagonismo juvenil.
Ensino Médio:
Viagens de estudo e pesquisa;
Desenvolvimento de projetos de solidariedade e voluntariado;
Orientação para construção de projeto de vida;
Vivência da ética e de valores humano-cristãos.