Atividades marcam a transição para o 1º ano do Ensino Fundamental

29/12/2021
Nosso jeito de educar
Estudantes ganharam caderno para marcar o início dessa nova etapa

​​​​​​A passagem da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental marca o final de um ciclo e a chegada de um novo com diversas descobertas, desafios e novas aprendizagens através da leitura e da escrita.

Para marcar essa transição, foram realizadas diversas atividades que incluíram um momento de conversa com as professoras do 1º ano do Ensino Fundamental abordando como será a rotina deles, quais materiais eles terão que trazer e como serão as dinâmicas das aulas. Nesse encontro eles esclareceram as dúvidas e também ganharam um chaveiro personalizado.

DSC_1100.JPG

A turma teve uma vivência no Laboratório de Robótica que despertou a imaginação e estimulou o trabalho em equipe e, através das compras de lanches na Cantina, tiveram a prática da educação financeira.

Encerrando as atividades de transição, os estudantes participaram de uma aula com as professoras do 1º ano, já na sala que eles irão frequentar em 2022, degustaram um lanche saudável ao experimentarem uma salada de fruta e ganharam o “Primeiro caderno do 1º ano do EF" para marcar a despedida do Nível 3 da Educação Infantil e o ingresso no Ensino Fundamental.

Que venha o 1º ano do Ensino Fundamental, repleto de bons e novos conhecimentos.

Saiba mais sobre a Educação Infantil do Marista São Pedro

Nos primeiros anos de vida escolar valorizamos o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das crianças. Nessa fase, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a socialização, a autonomia e a cooperação.

As turmas participam de atividade de integração e adaptação desenvolvidas pelas professoras e pelos setores pedagógicos. O objetivo é proporcionar um ambiente escolar acolhedor, familiar e rico em incentivos, facilitando a formação de vínculos entre estudantes, professores e famílias.

Em nossa proposta pedagógica, acreditamos na valorização do brincar como uma das primeiras formas de expressão da criança e de sua relação com o mundo ao seu redor. Os estudantes vivenciam momentos que estimulam a imaginação, a criatividade, a autonomia e o protagonismo.

Para aproximar o estudante da Literatura, realizamos uma série de iniciativas. Além de atividades em sala de aula, hora do conto, visitas à Biblioteca, realizamos o projeto Sacola de Leitura, que conscientiza sobre a importância de cuidar dos livros. Semanalmente, as crianças levam obras literárias para casa, envolvendo os pais no hábito da leitura.

Além disso, a formação humana faz parte de nossa proposta pedagógica, contemplando o cultivo da amizade e o desenvolvimento de valores como o respeito, solidariedade e confiança. Também prioriza as relações sociais e o reconhecimento da escola como ambiente de aprendizagem e convívio, preparando o estudante para ingressar no Ensino Fundamental.

Confira em nossa galeria as atividades que marcaram a transição do Nível 3 da Educação infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental.​