A pandemia desafiou os educadores na busca por novos recursos tecnológicos e didáticos para manter a excelência do ensino nas aulas remotas, procurando trazer a ciências naturais de forma contextualizada e próxima da realidade dos estudantes.

Dessa forma, as turmas do 1º ano do Ensino Médio tiveram os componentes curriculares de Biologia, do professor Me. Artur Valgas; e de Física, com a professora Me. Tatiane Gonçalves, através de uma série de aulas integradas por meio da plataforma Microsoft Teams.

Os tópicos discutidos foram bioacústica, fotobiologia e termorregulação, onde foi possível contextualizar os fenômenos físicos a luz da evolução Biológica, propiciando o melhor aprendizado e aplicação da Física e da Biologia para o entendimento dos fenômenos Naturais.

O método teve resultados positivos. Pensando na sistematização do conhecimento adquirido para o meio acadêmico e com a finalidade de divulgação dos resultados dessa prática pedagógica, os professores redigiram um artigo científico intitulado "Biofísica: Integrando os componentes de Biologia e Física no Ensino Remoto", onde foi analisada a eficiência da integração dos conteúdos através de relatos dos próprios estudantes do Ensino Médio.

Esse trabalho foi publicado na Revista de “Estudos e Pesquisas sobre o Ensino Tecnológico (EDUCITEC)", que possui um alto reconhecimento científico na área de Ensino. Ele pode ser conferido AQUI, contou com o apoio da equipe de coordenação e direção do Colégio Marista São Pedro, assim como a co-autoria no artigo da coordenadora da área de Ciências da Natureza, Lisandra Catalan do Amaral.
Parabéns a todos os envolvidos!