O mês de setembro inicia e com ele a campanha Setembro Amarelo (Yellow September) realizada no Brasil desde 2015 e que é dedicada a prevenção ao suicídio e a valorização da vida.
A Campanha alerta que a sociedade em geral precisa reconhecer sinais, diferenciar mitos e verdades, ouvir profissionais e ter acesso a formas de apoio à vida.
A partir dessa campanha e, incentivados pela professora de Inglês, Daniela Wudich, os estudantes do Ensino médio criaram materiais visuais, todos escritos em inglês, em apoio a essa importante causa. Os materiais convidam todos a refletirem sobre como tratar uns aos outros com empatia e respeito e, consequentemente, combater o bullying, prevenindo danos psicológicos e, até mesmo, evitando o suicídio.
Confira abaixo a criação dos estudantes para essa importante campanha.
Setembro Amarelo
A campanha teve início no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). As primeiras atividades realizadas pelo Setembro Amarelo aconteceram na capital do país, Brasília. Entretanto, já no ano seguinte várias regiões de todo o país aderiram ao movimento.
A Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa em todo o mundo no dia 10 de setembro, data do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
O dia foi criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de prevenir o suicídio por meio da adoção de estratégias pelos governos dos países. Nessa data, realizam-se cerca de 600 atividades em 70 países do mundo para salvar vidas.