Navegar para Cima

Notícias

Colégio promove diálogos sobre o Setembro Amarelo

30/09/2020
Saúde
Atividade envolveu estudantes de todos os níveis

​Com o tema “Cuidado com a vida em tempo de pandemia”, a orientadora Educacional, Carla Schüler, juntamente com a coordenadora de Pastoral, Ellen Fonseca, promoveram momentos de diálogo com os estudantes do Marista São Pedro para refletirem sobre o Setembro Amarelo,  campanha brasileira de prevenção ao suicídio​ e de valorização à vida.

Nesses encontros realizados nos dias 25/9 e 28/9, os estudantes puderam falar sobre seus sentimentos, emoções, respeito, ansiedades e expectativas nesse período atípico. 

No dia 25/9, foi trabalhado o Livro dos Sentimentos, juntamente com a Hora do Conto para as turmas das Educação Infantil, dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Os estudantes expressaram suas emoções e depois elaboraram desenhos diversos falando dos sentimentos e de como e quando se sentem felizes.

Mural de Sentimentos.jpg

No dia 28/9, pela manhã, foi a vez dos Anos Finais e do Ensino Médio dialogarem com a psicóloga Claubia Brum Krummenauer sobre seus sentimentos nesse período e sobre os desafios atuais. Ela trouxe aos participantes boas práticas para diminuir a ansiedade e trazer mais controle emocional para o dia a dia. 

Já pela tarde, os estudantes as turmas do 3º, 4º e 5º ano conversaram com Maria Inete Rocha Maia, da Pastoral das Infâncias da Rede Marista.  Ela conduziu um momento de reflexão com os estudantes sobre como eles se sentiam nesse período, sobre ansiedade e como eles podem manter a calma para ajudar na organização dos estudos. 

WhatsApp Image 2020-09-28 at 14.13.23.jpeg

"Foram momentos de muito aprendizagem, muito diálogo e ajuda aos participantes. Os diálogos ressaltaram modos de promover e manter a saúde mental, tão preciosa para todos nós”, afirmam as organizadoras. 

Saiba mais sobre o Setembro Amarelo

A campanha teve início no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). As primeiras atividades realizadas pelo Setembro Amarelo aconteceram na capital do país, Brasília. Entretanto, já no ano seguinte várias regiões de todo o país aderiram ao movimento.

A Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa em todo o mundo no dia 10 de setembro, data do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

O dia foi criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de prevenir o suicídio por meio da adoção de estratégias pelos governos dos países. Nessa data, realizam-se cerca de 600 atividades em 70 países do mundo para salvar vidas.