Para aprofundar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, as turmas do 4º ano do EF viveram uma experiência inesquecível. Pensando nos movimentos migratórios que fazem parte da história da humanidade, mas mais especificamente, dos movimentos que influenciaram a cultura e o modo de ser do povo do Rio Grande do Sul, as turmas 141 e 142 foram para Nova Petrópolis e Bento Gonçalves percorrer o “Caminho da Imigração".
Em Nova Petrópolis visitaram o Recanto dos Pioneiros, uma colônia tipicamente alemã que está na sexta geração da família e que recebeu o lote de terra do governo quando chegou ao Brasil. Foi uma experiência marcante em que a emoção e a experiência da família foram passadas para cada estudante. Os estudantes também visitaram a Aldeia do Imigrante, em Nova Petrópolis, e degustaram um almoço tipicamente alemão.

No turno da tarde, a experiência foi rica ao visualizarem o processo de produção da erva-mate realizada pela Família Ferrari, que oportunizou aos estudantes acompanharem a produção que envolve desde a colheita até a embalagem. Lá também foi possível conhecer as máquinas de diferentes épocas utilizadas para moagem dos galhos, algumas delas movidas por uma roda d'água, ainda presente e em funcionamento no local. Também viram como funciona uma vinícola e degustaram um suco produzido no local, acompanhado de queijo e salame, produtos tipicamente italianos.
A grande surpresa do dia foi quando os estudantes participaram da "Epopeia Italiana", embarcando na trajetória dos personagens Rosa e Lázaro, em uma viagem encantadora rumo ao Brasil. Os atores e cenários mostram a história da imigração desde a Itália antiga até a chegada em Bento Gonçalves. A encenação ajudou as turmas a compreenderam como foi a trajetória desses imigrantes e emocionou todos os participantes.

Confira mais momentos desse passeio na Galeria abaixo.