A manhã de sábado, dia 13/3, foi movimentada com o lançamento da edição 2021 da Iniciação Científica (IC), que será online. Os estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio foram sensibilizados sobre a importância da pesquisa e visualizaram como esse processo é realizado.
A produção dos trabalhos tem início através do questionamento, da reflexão, da contextualização e da reconstrução de saberes, sempre tendo o apoio dos professores que orientam os projetos norteados pelas quatro áreas do conhecimento: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática.
Durante a manhã, os estudantes conheceram a Comissão da IC que é composta pelos educadores Andréa Pires da Rosa (coordenadora pedagógica), Artur Valgas (professor de Ciências e Biologia), Manoela Argenton (professora de Ciências e Química), Tatiane Gonçalves (professora de Física) e Thamires Nascimento (professora de Ciências).
Para motivar os estudantes, o professor Fabrício Andrade (Português e Redação) falou sobre o processo e os espaços de pesquisa, apresentando o professor como orientador e como pesquisador, que está em constante aperfeiçoamento tendo a pesquisa como aliada.
Também visualizaram os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes Alicia Viana dos Santos e Carlo Amoretti (Ensino Médio) e Artur Teixeira dos Santos (Anos Finais), e esses compartilharam a experiência positiva do processo de elaboração dos trabalhos que inclui a seleção, a investigação e a realização da pesquisa científica. Eles ressaltaram a importância desse trabalho que provoca a buscar pelo saber e que tem grande importância e visibilidade, podendo ser apresentado em eventos universitários realizados na UFRGS e na PUCRS.
A coordenadora pedagógica Andréa Pires da Rosa destaca a importância de eventos como esse que estimulam o protagonismo e o senso crítico dos estudantes. “Eles fazem descobertas relacionadas aos seus interesses e curiosidades, tornando esse processo um exercício do cotidiano escolar que já os prepara para a vida acadêmica”, finaliza.
Os resultados das pesquisas são apresentados na Mostra de Iniciação Científica do Marista São Pedro, que será realizada no dia 7 de agosto. Nesse momento são escolhidos os projetos que representarão o colégio em eventos externos.