Interatividade marca o primeiro dia da Feira do Livro

17/06/2021
Nosso jeito de educar
O primeiro dia do evento abordou temas diversos como cyberbullying e a Amazônia

​​​​​​​​Todos conectados em prol da Leitura. Foi assim o primeiro dia da nossa Feira do Livro online que teve muita interatividade e início com o vídeo-convite que uniu estudantes e educadores. E que pode ser conferido abaixo.

Feira video.png

O evento contou com presenças ilustres de autores e editoras. Pela manhã, o Terceirão participou da oficina de “Orientação profissional, com dicas para a escolha da graduação", que foi conduzida pelas professoras Maria Lúcia Salazar e Vaneska Ratund. Durante o encontro elas abordaram instrumentos para auxiliar na escolha de uma profissão ressaltando sempre que a empatia e a resiliência são fundamentais em qualquer escolha profissional.

Oficina 1.1.jpg

Oficina 1.2.jpg

O “Cyberbullying e Segurança em Redes Sociais" foi tema do analista de Segurança da Informação da Procergs, Cristiano Borges. Ele alertou os estudantes dos 6º aos 8º anos sobre os perigos da internet, a atenção que estudantes, pais e educadores devem ter sobre o cyberbullying e também o cuidado que todos devem ter sobre os dados que disponibilizamos em nossas Redes Sociais.

Oficina 2.1.jpg

Oficina 2.2.jpg

Para o 6º ano, o encontro foi com Fernando Carraro, autor de “Amazônia, quem ama respeita!", livro que conta a história de quatro amigos  que fazem uma viagem pela Amazônia e aprendem sobre a preservação da floresta e dos animais, da natureza como um todo.  O escritor, que é geógrafo, falou que sua obra foi inspirada na campanha da fraternidade de 2007 e explicou aos estudantes como foi todo o processo de criação e finalização do livro. O autor ainda falou de poesia, da natureza, da valorização do Trabalho e de sua próxima obra que será inspirada na Campanha da Fraternidade de 2022 que terá como tema a Educação.

Oficina 3.1.jpg​​

A escritora Flávia Savary, autora do livro “Vida, aqui vou eu!", falou para os estudantes do 8º ano sobre essa obra que conta a história do adolescente Paulo que sente um vazio existencial  e que, no trabalho voluntário, descobre a alegria de estar a serviço do próximo, dando um sentido para sua própria vida. A autora explicou que o livro foi inspirado em uma Campanha da Fraternidade e que o processo de criação dessa e de outros livros é uma “sopa com vários ingredientes diferentes" que a escritora traduz para o leitor o que está dentro dela. Sobre os livros, ela ressalta que eles são presentes belos que deixam marcas lindas e permanentes em nossas vidas.

Oficina 4.1.jpg

Encerrando a manhã e integrando a Feira, os estudantes do Turno Integral soltaram a imaginação e realizaram várias obras de arte a partir da Hora do Conto. Mais fotos em nossa galeria.

Turno Integral 1.jfif  ​Turno Integral 7.jfif

Para iniciar a tarde com muita criatividade, os estudantes do 1º ano do EF participaram da oficina de construção de instrumentos musicais com sucata, realizada pelo professor Isac Costa, mostrando como é possível reaproveitarmos e tirarmos música e ritmo de vários objetos.

WhatsApp Image 2021-06-16 at 14.28.02 (1).jpeg

As turmas do 5º ano tiveram um encontro criativo e divertido com escritora Beth Baldi, organizadora do livro “Balaio de ideias". Beth explicou para os estudantes como foi o processo de cocriação da obra que contou com diversos autores unindo poesia, mitologia, contos, quadrinhos, cartuns, tiras e muitos outros textos informativos. O livro apresenta as riquezas regionais e tem como pano de fundo a educação ambiental. A escritora ainda ressaltou a delicadeza e a sensibilidade na elaboração da obra, o projeto gráfico e a diversidade de elementos que resultou nessa obra tão plural e tão atual.

Oficina 5.1.jpg

Oficina 5.2.jpg

Para os 4º anos, a autora Telma Guimarães falou sobre a releitura de um dos clássicos da literatura mundial: o livro “João e o Pé de Feijão" = Jack and the Beanstalk. A obra conta a história de um menino que vai ao mercado a mando de sua mãe com o objetivo de vender uma vaca. Quando ele chega ao mercado, um estranho lhe propõe cinco feijões mágicos em troca da vaquinha. Enquanto João dorme, os feijões nascem e dão origem a gigantes pés de feijão despontando no céu e dando continuidade a uma grande aventura. Telma explicou com foi o processo de adaptação dessa obra, da criatividade para fazer a releitura e ainda conferiu os desenhos criados pelos estudantes a partir do livro.

Oficina 6.1.jpg

Oficina 6.2.jpg

O dia encerrou reunindo famílias e educadores em um diálogo enriquecedor sobre “confronto de gerações ou mediação das relações familiares". O momento foi ministrado pela coordenadora do Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista, Patrícia Espíndola Lima Teixeira e contou com orientações e dicas sobre o assunto.

MicrosoftTeams-image (13).jpgE a p

E a programação continua hoje, amanhã e sábado. Não percam!