Navegar para Cima

Notícias

Mostra de Iniciação Científica revela diversos pesquisadores

13/08/2021
Iniciação Científica
Estudantes do 6º ano do EF ao 2º do EM apresentaram diversos projetos

​O protagonismo juvenil marcou a manhã do dia 7 de agosto, data em que os estudantes do 6º ao 2º ano do Ensino Médio apresentaram seus trabalhos para as bancas compostas por avaliadores internos e externos, tudo de forma online pelo Teams.

Imagem4.png

No processo de desenvolvimento dos projetos os estudantes, com o auxílio do (a) orientador (a) foram estimulados a desenvolver todas as etapas da pesquisa científica escolhendo um tema por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), utilizando a metodologia científica, selecionando as informações, problematizando o tema, debatendo e refletindo sobre o projeto, apresentando soluções diversas. O resultado foi a apresentação de trabalhos significativos, revelando diversos pesquisadores.

Imagem 25.jpg

Para apresentar os projetos, os estudantes foram distribuídos em Salas Virtuais que levavam o nome de pesquisadores (as). As turmas do 6º ao 8º ano apresentaram os trabalhos nas salas Carlos Chagas, Marie Curie, Carl Sagan e Natália Pasternak e abordaram temas variados e atuais como os benefícios da hipnose para o tratamento de doenças relacionadas aos transtornos da mente, antissemitismo no século 21, os benefícios e malefícios da tecnologia, pessoas trans no esporte, atividades físicas durante a COVID-19, distúrbios mentais, o futuro da carne, psicopatia, criptomoeda, direitos feministas, sedentarismo, desastre nuclear de Chernobyl, hábitos alimentares e diabetes, diversidade de gênero, games na educação, coleta seletiva, entre outros.

Imagem 39.png

Já os estudantes do 9º ano e das turmas do Ensino Médio apresentaram seus trabalhos nas Salas Virtuais Bertha Maria Lutz, Paulo Freire, Mario Schenberg e Juliano Moreira. Os temas também foram diversos como a evolução automobilística, supernovas, grafeno, efeitos das armas químicas e biológicas, transtornos alimentares, o encarceramento da população negra, os procedimentos estéticos, cientistas negros que não foram reconhecidos, movimento antivacina e o ressurgimento de doenças erradicadas no Brasil, revitalização marítima, análise psicológica no cinema, streetwear, entre outros.

Imagem28.png

Imagem27.jpg

Os trabalhos apresentados por nossos jovens cientistas refletem a  qualidade da pesquisa e ressaltaram a importância de eventos como este para estimular o protagonismo e o senso crítico dos estudantes e incenticar que eles invistam no fantástico mundo dos projetos científicos.