No Ensino Médio, assim como nos demais níveis, os estudantes são estimulados a serem protagonistas a partir dos estudos multidisciplinares em sala de aula e nos laboratórios. Desta forma, eles são estimulados a investigar, questionar e, orientados por professores, realizar diversas descobertas científicas.
Mesmo com estudos online, esse processo de investigação científica é realizado a fim de garantir que as experiências científicas sejam realizadas. Foi pensando nisso que a professora de Química do Marista São Pedro, Manoela Argenton Prado, desafiou os estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Médio para que realizassem e solucionassem três desafios lançados por ela tendo como tema principal a tensão superficial da água.
depois dos desafios lançados os estudantes tinham que apresentar as respostas sobre as questões levantadas. Clique abaixo e confira os desafios.
O primeiro desafio era saber quantas gotas de água cabem na superfície de uma moeda, sem vazar e por que isso acontece. Após ouvir e ler as respostas obtidas pelos estudantes, a professora formulou a explicação junto com a turma, conforme apresentado abaixo.
O segundo desafio era saber quantos clips cabem num copo com água sem vazar. Ela ouviu e leu as respostas obtidas pelos estudantes e formulou a explicação junto com a turma que pode ser conferida abaixo.
E o terceiro desafio era saber por que uma esponja de aço afunda na água após a adição de uma gota de detergente. Assim como as demais etapas, a professora formulou a explicação junto com a turma. Confira a explicação.
Além desses desafios, a professora também trabalhou com as turmas a Geometria Molecular, apresentando um vídeo explicando as diferentes geometrias usando os modelos em balões. Foi um formato diferente de trabalhar o conteúdo e os conceitos que foram construídos junto com as turmas por meio do vídeo, modelos com balões e diálogo. Clique abaixo para ver o vídeo.
Ao finalizar professora questionou os estudantes sobre a dinâmica que foi muito aprovada pelos estudantes.
A professora Manoela afirma que essas experimentações são estratégias necessárias para trabalhar e desenvolver habilidades como observar, reconhecer, criar hipóteses e formular soluções para problemas. "Mesmo em tempos de aulas síncronas, é importante incentivar os estudantes a não esquecer da importância do laboratório para a construção de conhecimento e conexões com o conteúdo trabalhado de forma teórica", afirma.
Saiba mais sobre nosso Ensino Médio clicando aqui.