Contemplar a pluralidade da juventude pode ser um desafio. Com isso, os educadores precisam buscar métodos de ensino que promovam uma abordagem contextualizada e próxima da realidade dos nossos estudantes. Se as tecnologias estão vez mais presentes no cotidiano dos jovens, é necessário buscar estratégias integradoras que potencializam a sua aplicação no ensino.

A realidade aumentada (RA), promove a integração de informações virtuais com o mundo ao nosso redor e, como ferramenta tecnológica, pode contribuir de forma significativa para o entendimento de conceitos mais complexos dentro da disciplina de Física.
A Escola Politécnica da PUCRS, possui um projeto de iniciação científica para aplicação de RA no ensino de Física e o seu desenvolvimento acontece por meio da coordenação do professor Dr. Luciano Denardin, em parceria com o Licenciando e bolsista do curso de Física, Victor Nejelischi. O Colégio Marista São Pedro recebeu o convite para participar do projeto da Universidade, possibilitando assim, a aplicação dos experimentos envolvendo RA nas turmas da professora de Física Me. Tatiane Gonçalves.

As atividades realizadas permitiram a inclusão dos estudantes que estão assistindo as aulas nas duas modalidades: presencial e remota. Na turma 231 foram trabalhados os conceitos físicos da eletrodinâmica presentes em um circuito elétrico interativo. Já as turmas 221 e 222 tiveram a oportunidade de experienciar a visualização de uma pista tridimensional contendo dois veículos para comparar características físicas do movimento.

Tudo isso aumentou a interação dos estudantes e despertou grande interesse dos mesmos para os conteúdos trabalhados em sala de aula.
