O segundo dia da Feira do Livro online inspirou nossos estudantes ao realizar diversas palestras, oficinas, Horas do Conto, bate-papo com autores, entre outros.
Para ajudar na escolha profissional, nossos estudantes do Ensino Médio (1º ao 3º ano do EM) participaram da palestra “Seja a liderança que vai inspirar novos futuros", ministrada pela professora da ESPM, Liliane Bastos. A educadora apresentou vários aspectos da escolha de uma carreira e ressaltou que é preciso levar em conta nossas aptidões e nossos gostos que nos tornam múltiplos.
Os estudantes dos Anos Finais (6º ao 9º ano do EF) participaram da oficina “Como utilizar a internet para aprimorar os estudos?" que foi realizada pela professora da Ulbra, Letícia Azambuja. Ela apresentou ferramentas do google, do trello, entre outras, que “interagem" com as redes sociais e otimizam a aprendizagem e a rotina do estudante.
O autor Fernando Carraro conversou com as turmas do 7º ano sobre o livro “Vida, direito de todos!" que conta a história de Alexandre, um professor que conquista a amizade dos estudantes com sua generosidade e animação e que sugere a eles um trabalho voluntário em asilos, orfanatos e hospitais fazendo nascer assim o grupo Amigos da Vida. Essa experiência modifica a trajetória dos jovens que aceitaram valorizar a vida. O autor falou sobre o processo de criação do livro, sobre inspiração e sobre a importância do tema do livro.
As turmas do Ensino Médio participaram da Oficina de “Leitura e produção das imagens no mundo virtual", com a professora da Ulbra, Rozimeri Ranzolin, que falou sobre o processo criativo, sobre cores e seus efeitos, textos, sobreposições e como, muitas vezes, nossa criatividade acaba sendo reprimida quando nos tornamos adultos. Ela ressaltou que precisamos alimentar isso para fazermos arte, que é tão essencial para nossas vidas.
Pela tarde, os estudantes do 2º e 3º ano do EF participaram da divertida “Oficina de histórias" com a professora da PUCRS, Síntia Lúcia Faé. A educadora inspirou os estudantes ao contar o livro "As três partes" que, cansadas de formar uma casinha, resolvem sair pelo mundo procurando novas formas e cores. Enquanto Síntia fazia a contação, os estudantes criavam os elementos da história soltando a imaginação e a criatividade.
Os estudantes da Educação Infantil se divertiram com a Hora do Conto realizada pelo educador Roger Canto que fez um Mix de histórias infantis. As crianças pularam, dançaram e se encantaram com o encontro.
Encerrando o segundo dia, os estudantes do 5º ano participaram da Hora do Conto sobre o livro “A Droga da obediência", apresentada pela educadora Gabriela Salsicha. Ela que encenou o livro que fala da história de um grupo de adolescentes detetives, “os Karas", que enfrentam seu primeiro grande caso, uma rede de sequestros ocorridos em São Paulo.
Hoje e amanhã tem mais Feira do Livro. Não percam!