A pandemia nos faz refletir sobre os cuidados com a nossa saúde, com os hábitos de estudos e também os de consumo. Acreditamos ser importante que nossos jovens tenham habilidades e competências para atuar em sociedade de forma crítica, colaborativa e comunicativa e, pensando nisso, o Colégio Marista São Pedro proporcionou um debate com os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio sobre os impactos ambientais causados pela pandemia.
O debate intitulado “Café com Ciência do Terceirão” foi conduzido pelos professores e mestres Artur Valgas (Biologia) e Tatiane Gonçalves (Física), contou com a participação especial da assessora Dra. Lisandra Catalan do Amaral, além de toda a equipe diretiva do Colégio.
Nessa roda de conversa foi realizada a leitura conjunta e discussão de dois artigos publicados em meios de divulgação confiáveis, sendo o primeiro intitulado “Covid-19: mais de 1,56 bilhões de máscaras acabam nos Oceanos”, publicado em 11/1/21 pela revista Isto é, que gerou uma reflexão sobre o descarte de máscara e lixo, os impactos que esse processo causa ao meio ambiente e a nós mesmos.
O segundo artigo discutido foi publicado pela Agência Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) no dia 12/4/21 e está intitulado “Experimento internacional avaliará os impactos do som na vida marinha”. Nesse artigo os pesquisadores do mundo inteiro estão observando os impactos benéficos da ausência de poluição sonora nos oceanos causado pela pandemia COVID-19.
“No último texto foi possível olhar e discutir um outro lado da Pandemia, o lado ‘positivo’, onde a natureza está se renovando e se recuperando com a diminuição da atividade humana no planeta, o que dá esperança para um mundo muito mais ‘ECO’ do que ‘EGO’, em que o ser humano se veja pertencente a natureza e não dono dela”, afirmam os professores Artur e Tatiane.
Os estudantes opiniram soluções sobre esses impactos da natureza e que também serviu como ponto de atenção e observação de todos os participantes.
Interessados em ler as reportagens debatidas no encontro podem acessar aqui as matériais.