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Vem aí o novo Ensino Médio Marista

17/08/2021
Preparação para o futuro
A partir da legislação das mudanças curriculares, nossos estudantes terão espaços curriculares flexíveis e diversificados que contribuirão, ainda mais, para a construção de seus projetos de vida

​​​​​​Estamos começando uma nova fase em nosso Ensino Médio, a qual objetiva fortalecer ainda mais na formação integral e no desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes. A partir das determinações da Lei 13.415/2017, que prevê a implementação de mudanças curriculares em instituições públicas e privadas de educação até 2022, construímos uma proposta totalmente alinhada com a nossa premissa de aliar excelência acadêmica à formação em valores, reunindo conteúdos pedagógicos e as necessidades dos jovens.  

De acordo com a supervisora pedagógica dos Colégios da Rede Marista, Camila Fabis, o planejamento para a mudança curricular começou há três anos. “Temos um projeto, desde 2018, com o objetivo de implementar o Novo Ensino Médio nos Colégios da Rede Marista. Entre as ações do projeto, estava o desenvolvimento de um curso de extensão, em parceria com a PUCRS, que envolveu mais de 500 educadores maristas em um movimento de estudo, desenvolvimento e capacitação acerca das mudanças do Ensino Médio”, comenta.    

Como será o Novo Ensino Médio Marista 

Com essa implementação, além de estudar as quatro áreas do conhecimento – Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza –, os estudantes poderão escolher percursos com os quais mais se identificam, fomentando o protagonismo juvenil e conectando os saberes com as suas realidades. O currículo do Ensino Médio Marista será composto por duas grandes dimensões, distintas e complementares: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos  

A Formação Geral Básica consiste nessas quatro áreas do conhecimento e consolida as aprendizagens essenciais para a trajetória de cada estudante. Ela conta com 600 horas anuais, distribuídas de forma equilibrada nos três anos do Ensino Médio. Dessa forma, assegura um processo de formação integral e a aquisição de saberes compartilhados pelos diferentes perfis dos nossos jovens, relacionando competências e habilidades com a diversidade de saberes e pontos de vista. A Formação Geral Básica corresponderá a 18 períodos de aula semanais.  

Os Itinerários Formativos são estruturados a partir da combinação de áreas integradas ou de uma área específica, proporcionando um ambiente que desenvolve a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico por meio de metodologias diversificadas, assegurando um processo de formação integral, aquisição de saberes compartilhados e no desenvolvimento de competências e habilidades pelos diferentes perfis de estudantes. Na nossa proposta pedagógica, os Itinerários Formativos são ofertados em duas dimensões:  

* Núcleos de Aprofundamento: o estudante terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos nas áreas a partir da problematização e aplicação dos conceitos trabalhados nas áreas do conhecimento por meio de propostas diversificadas, como oficinas, seminários, laboratórios e projetos, entre outros. A organização dos Núcleos é seriada (ou seja, de acordo com nível de ensino de cada estudante) e a carga horária é distribuída durante os três anos do Ensino Médio. No 1º ano EM, os estudantes terão entre 12 e 16 períodos semanais dos Núcleos de Aprofundamento, dependendo da estrutura curricular da unidade. 

* ​​​Percursos Investigativos Optativosesta dimensão convida o estudante a concretizar suas escolhas por meio de percursos optativos com temáticas que despertam seu interesse, em turmas não seriadas. É um momento de construção colaborativa do conhecimento a partir das experiências prévias dos estudantes. No 1º ano EM, os estudantes poderão escolher dois percursos optativos híbridos anuais, o que representa 4 períodos por semana.  

Percursos Investigativos: 4 opções de escolha​

A partir de temáticas que possam despertar o interesse nos estudantes, serão ofertadas 4 possibilidades de percursos no Marista São Pedro: Ciências da Saúde e da Vida, Educação Financeira​, Processos criativos em múltiplas linguagens e Tecnologias e Sociedade: Sistemas e processos​. Esse é um momento de construção colaborativa do conhecimento a partir das experiências prévias dos estudantes. A escolha para novos estudantes será feita por um link no momento da matrícula. Para quem está no Colégio há mais tempo, a escolha será realizada via portal da unidade e aplicativo Marista Virtual, no ato da rematrícula.   Saiba mais sobre os percursos abaixo:

Ciências da Saúde e da Vida

A linha formativa de Ciências da Saúde e da Vida abrange conhecimentos técnicos científicos relacionados às atividades humanas, aos ecossistemas e à análise de fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e culturais. Neste itinerário, o estudante aprofundará e ampliará conceitos para a interpretação de hipóteses, fenômenos e processos, desenvolvendo habilidades relacionadas ao pensar e fazer científico no desenvolvimento da vida e da saúde.

​Educação Financeira

A partir de um debate histórico e contemporâneo em contexto local, regional e global, a linha formativa de Educação Financeira abordará conhecimentos relacionados ao consumo consciente, à sustentabilidade, à economia, aos cenários sociais, à educação fiscal e às escolhas financeiras em diálogo com o mundo do trabalho e à gestão de iniciativas empreendedoras.

​Processos criativos em múltiplas linguagens

Na linha formativa processos criativos em múltiplas linguagens, os estudantes desenvolverão projetos por meio de diferentes dimensões, aprofundando conhecimentos sobre a arte, a cultura, a literatura e as mídias na elaboração de processos, produtos criativos e inovadores, buscando análise e soluções para problemas identificados em diferentes contextos da sociedade e/ou em que estão inseridos.

​Tecnologias e Sociedade: Sistemas e processos

A linha formativa Tecnologias e Sociedade visa articular conceitos relacionados à projeção, ao desenvolvimento, à construção e à análise de soluções que auxiliem, facilitem e transformem a vida das pessoas e da sociedade por meio do estudo das Tecnologias, Engenharias e Matemática. Nesse sentido, os diferentes métodos científicos e/ou empíricos, possibilitarão a busca de soluções e a tomada de decisão frente às questões socioculturais, ambientais, de saúde pública e econômicas.

Construção e renovação ​​​  

Camila explica que o processo de implementação do Novo Ensino Médio Marista é, sobretudo, uma renovação curricular, visto que práticas bem-sucedidas desenvolvidas não serão abandonadas. “Nossa inovação se dará com marcas da tradição de mais de 200 anos de educação”, reforça. O Ensino Médio Marista se diferencia por continuar com a garantia de uma educação integral de qualidade, uma vez que serão oferecidos núcleos de aprofundamento nas quatro áreas do conhecimento, nos quais todos os estudantes farão parte com a turma. “Isso garante uma formação de excelência nas quatro áreas do conhecimento” comenta a especialista. ​