Navegar para Cima

Projetos

Vida Segura

Projeto prevê o desenvolvimento de uma cultura de gestão de riscos e desastres com a comunidade escolar.

​​​​​Um dos projetos estratégicos desenvolvidos pelo Colégio Marista Champagnat prevê o desenvolvimento de uma cultura de gestão de riscos e desastres com a comunidade escolar. Tendo em vista esse objetivo, em 2018 iniciamos uma parceria com a Startup Pedra Circular, localizada no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). 

Desde então, realizamos uma série de formações com nossos 180 educadores e 1.200 estudantes. Também proporcionamos momentos de diálogo com as famílias sobre esse assunto nas reuniões de pais. Os momentos foram conduzidos pelo CEO da Startup Pedra Circular, Abner Freitas.  

Em junho de 2019, realizamos nosso primeiro exercício de simulação de evacuação escolar. O momento foi conduzido com sucesso pela equipe de educadores, equipe de Brigadistas do Colégio e Startup Pedra Circular. Neste, a comunidade escolar, a partir de determinado sinal, se deslocou ao mesmo tempo e de forma orientada, até o ponto de encontro pré-estabelecido.

Com o intuito de evoluirmos em nosso projeto, realizamos o segundo exercício de simulação de evacuação escolar, em novembro de 2019. Dessa vez não informamos o dia, nem horário exato, pois o objetivo foi aumentarmos o nível de desafio, avançando no desenvolvimento da cultura de gestão de riscos e desastres. 

Apesar da comunidade escolar ter sido surpreendida com o momento exato do exercício, o resultado foi a evacuação escolar completa e a melhora do tempo das simulações.

Após a realização do exercício, a equipe gestora do projeto ouviu estudantes e educadores e fez a análise das melhorias a serem feitas para a continuidade do projeto. Em 2021, ​foram realizadas novas formações e exercícios de simulação de evacuação escolar.​​​