Navegar para Cima

Projetos

Curtas Champagnat

Projeto interdisciplinar que valoriza as diferentes habilidades e competências.

​​​Nossos estudantes do 2º ano do Ensino Médio participam anualmente do Curtas Champagnat, projeto interdisciplinar da área de conhecimento de Linguagens que propõe a adaptação ​de contos literários de Machado de Assis para curtas-metragens, filmes de 7 a 10 minutos, produzidos e estrelados pelos próprios estudantes.

O conteúdo de Machado de Assis é abordado durante o 2º trimestre pelos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Em paralelo, nos componentes de Produção Textual, Língua Espanhola e Língua Inglesa, nossos estudantes são orientados na produção dos roteiros, realizando adaptações de linguagem e a tradução dos textos. No componente curricular de Arte, as equipes participam de oficinas de dicas de captação e edição de imagem e constroem os cartazes dos filmes.

Nossos estudantes são avaliados pelos professores durante todo o desenvolvimento do Curtas, através da sequência didática, metodologia de ensino dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que coloca o estudante como participante ativo do processo da aprendizagem, desenvolvendo o aprendizado de forma interdisciplinar.

Curtas Champagnat encerra solenemente com a Noite de Premiação, evento realizado no teatro do prédio 40 da PUCRS. Na noite de gala, nossos estudantes do 2º ano EM e suas famílias conhecem os curtas que receberam destaque nas categorias ​Melhor Roteiro AdaptadoMelhor DireçãoMelhor FilmeMelhor AtrizMelhor AtorMelhor Fotografia, Melhor Edição e MontagemMelhor Trilha Sonora e Melhor Filme - Voto Popular.

A análise técnica dos curtas-metragens nas categorias citadas acima, exceto pelo Melhor Filme - Voto Popular, é realizada por jurados externos, especialistas na área de Letras e de Produção Audiovisual. O Melhor Filme - Voto Popular​ é eleito pelo público presente na Noite de Premiação.​