Navegar para Cima

Níveis de Ensino

ANOS FINAIS

Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar. Por isso, além de oferecer um currículo adequado, a educação marista também incentiva o estudante a assumir seu protagonismo, visando a sua formação em todas as dimensões.

Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo.

Nossa ação pedagógica é fundamentada nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida profissional.

Tendo como horizonte a formação cada vez mais global dos adolescentes e jovens, em 2019, contaremos com novidades, bem como estratégias já consolidadas no cotidiano escolar. São projetos e iniciativas que têm como foco a inovação e a vivência de aprendizagens que potencializam o desenvolvimento de habilidades e competências.​​

INICIAÇÃO CI​ENTÍFICA

O incentivo à pesquisa começa na sala de aula e desenvolve habilidades importantes para as atividades acadêmicas. Os estudantes realizam projetos de iniciação científica nas diferentes áreas do conhecimento e são incentivados a participar de salões e congressos. Na PUCRS, eles contam ainda com a possibilidade de vivenciar toda a estrutura do mundo acadêmico.​

LIVING ENGLI​SH

Com um método de ensino baseado na habilidade de comunicação, as aulas de Língua Inglesa acontecem em ambientes diferenciados, com as turmas divididas em dois grupos, material didático especializado e um período virtual por semana. No encerramento do EF, os estudantes realizam o teste de proficiência do Toefl e recebem o certificado com o seu nível de domínio do idioma.​​

SEQUÊNCIAS DIDÁTI​​CAS

Com essa metodologia, desenvolvemos o conteúdo de forma interdisciplinar, por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática). Os estudantes participam ativamente do processo da aprendizagem, propondo soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, resultando em produções coletivas e individuais.​

VIAGENS CULTURA​IS

Com o objetivo de ampliar os conhecimentos e relacionar a aprendizagem de sala de aula ao cotidiano, nossas práticas pedagógicas contemplam viagens, guiadas pelos educadores, para diferentes capitais do Brasil. Além do exercício da autonomia e da investigação, as saídas de estudo proporcionam atividades culturais e visitas a locais históricos feitas por adesão das famílias.

mosaico-fotos-site-05.png