Navegar para Cima

Notícias

Aprendizado e muita criatividade

02/10/2020
Educação
6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio participam de mais um sábado letivo online por área do conhecimento

​​No último sábado, 26​​, o Marista Champagnat realizou o terceiro sábado letivo online para os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Planejados por área do conhecimento e realizados de forma criativa e interativa, o resultado das aulas foi a produção de atividades avaliativas diferenciadas e lúdicas.

Confira o planejamento personalizado para cada série:

6º ano do Ensino Fundamental: área do conhecimento de Linguagens, temática Deuses greco-romanos. Instrumento de avaliação formativa trabalhado: criação de um (a) deus (a) contemporâneo baseado na mitologia greco-romana, no contexto de pandemia do novo coronavírus.

7º ano do Ensino Fundamental: área do conhecimento de Ciências Humanas, temática Povos Tradicionais do Brasil – os indígenas​. Instrumento de avaliação formativa trabalhado: elaboração de uma história em quadrinhos, na qual o personagem, pertencente a uma tribo indígena brasileira, refletirá sobre a própria vida com base em questões norteadoras.

8º ano do Ensino Fundamental: área do conhecimento de Ciências da Natureza, temática Fisiologia Humana. Instrumento de avaliação formativa trabalhado: solução do mistério referente à doença causada por um agente patogênico biológico, por meio da montagem da linha de tempo e da união de “pistas”/fatos relacionados.

9º ano do Ensino Fundamental: área do conhecimento de Ciências Humanas, temática O bem e o mal.  Instrumento de avaliação formativa trabalhado: produção de um poema que, em seus versos, responda as questões norteadoras dos conteúdos trabalhados pela área.​

1º ano do Ensino Médio: área do conhecimento de Matemática, temática A matemática do novo coronavírus. Instrumento de avaliação formativa trabalhado: relacionar os dados da pandemia durante quatro semanas consecutivas e traçar um comparativo desse período. Analisar e refletir sobre os dados obtidos.

2º ano do Ensino Médio: áreas do conhecimento de Ciências da Natureza e Matemática, temática A ciência dos heróis e vilões. Instrumento de avaliação formativa trabalhado: a partir de uma lista de super poderes, analisar quantos personagens distintos podem ser criados e, com base nos resultados, elaborar uma história em quadrinhos.

3º ano do Ensino Médio: áreas do conhecimento de Linguagens, temática Valorização da vida.  Instrumento de avaliação formativa trabalhado: inspirados em histórias de vida de superação através da arte e do esporte, criar autorretratos que evidenciem a individualidade de cada estudante.


​​

Professora caracterizada de Frida Kahlo,
uma das artistas abordadas na aula com o 3º ano EM

Os próximos sábados letivos dos Anos Finais e do Ensino Médio do Marista Champagnat serão realizados nos dias 3 e 24/10, 14 e 28/11, . As aulas acontecem das 9h às 11h50, pela plataforma Teams. ​​

Confira como foram os sábados letivos já realizados:

12 de setembro

29 de agosto