Conexão com o Marista Imaculada

08/06/2020
Confira as iniciativas realizadas durante o período de isolamento social

​Com as aulas presenciais suspensas desde o dia 17/3, em cumprimento às políticas públicas para a contenção do avanço do novo coronavírus, o Marista Maria Imaculada teve de adotar novas estratégias para o cenário. Da Educação Infantil ao Ensino Médio, nossos educadores dedicam-se diariamente para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem com as atividades remotas.

Atividades Remotas​​​

O Colégio conta com o apoio de duas principais plataformas online, para a continuidade das atividades aos estudantes do Nível 1 EI ao 3º ano EM. Uma, o Marista Virtual 3.0 (MV 3.0), implementado na Rede Marista em 2018, é destinado à publicação de exercícios, videoaulas e materiais complementares. Já a outra, o Microsoft Teams, é destinado para a realização de lives com as turmas. O recurso, voltado para o gerenciamento equipes, está disponível dentro do pacote Office 365, cujo login é o mesmo do MV 3.0.

Saiba como ajudar seu filho com as atividades remotas​

Educaç​ão Infantil

No segmento da Educação Infantil, os professores postam semanalmente vídeos aulas referentes aos Campos de Experiências, fundamentais para que as crianças aprendam e se desenvolvam. Além das atividades dos professores de turma, as crianças também recebem vídeo aulas  de inglês, música e educação física.  Para a Coordenadora Pedagógica, Socorro Pereira, o maior desafio desse segmento é garantir a participação da criança e o retorno de suas atividades realizadas. “Na Educação Infantil, os estudantes, mais do que nunca, necessitam do auxílio dos pais ou disponibilidade da família”, completa a educadora. Vale lembrar, que nossos professores iniciaram com atividades enviadas ao e-mail dos pais, depois passaram postar vídeos no Marista Virtual e posteriormente passaram a desenvolver aulas online na plataforma Microsoft Teams.

1º ao 5º ano​​ EF

No segmento dos Anos Inicias EF, os professores postam semanalmente atividades de cada componente curricular no Marista Virtual 3.0. Para a Coordenadora Pedagógica do segmento, Socorro Pereira, as estratégias de postagens são variadas e contemplam as habilidades que precisam ser desenvolvidas em cada ano escolar. “Os professores, assim como na EI, iniciaram o trabalho remoto enviando atividades ao e-mail dos pais. Depois passaram a usar a plataforma do Marista Virtual 3.0 com vídeos gravados, slides, podcasts e etc. Atualmente, além das atividades no MV 3.0, estamos realizando aulas online no Teams, no qual os estudantes podem tirar dúvidas e fazer correção de atividades”, conta Socorro Pereira.

6º ano EF ao 3º ​​ano EM

Nos Anos Finais EF e Ensino Médio, as aulas são planejadas e disponibilizadas também utilizando as duas plataformas: Marista Virtual 3.0 e​ o Teams. A quantidade de atividades de cada componente curricular é dimensionada à sua carga horária, conforme orienta o Conselho Estadual de Educação/RS. Para a Coordenadora Pedagógica dos Anos Finais e Ensino Médio, o uso da plataforma Microsof Teams para as aulas sincrônicas, auxilia o início de conteúdos novos, além de facilitar a sanar as dúvidas. “O mais importante de tudo é que a plataforma ressignifica a relação entre professores e estudantes e entre os seus pares, em um espaço de aprendizagem e convívio”, conta a educadora.

Como serão ​as avaliações?

Os impactos do momento que vivemos afeta a todos, em diferentes medidas. No que diz respeito à escola e aos processos de ensino e de aprendizagem, os impactos são estruturais.  Nesse cenário, as equipes gestoras e docentes dos Colégios da Rede Marista estão configurando novos modos de aproximação e troca com seus estudantes e famílias. Dessa forma, o Marista Imaculada está seguindo os parâmetros avaliativos dos Colégios da Rede Marista, voltados especificamente para cada segmento.

Retorno às ati​vidades

Além do Grupo de Trabalho (GT) dos Colégios e unidades Sociais da Rede Marista, o Marista Maria Imaculada também conta com um grupo específico que planeja o retorno às aulas presenciais. Para a diretora, Ângela Maria de Abreu, “O cenário nos exige procedimentos específicos, que passam desde a Higienização até dinâmicas administrativas. Portanto, estamos trabalhando para fornecer formação e treinamento adequados para todos os educadores da unidade”.

Procediment​​​​os previs​​tos:

• Treinamento de equipes;
• Higienização intensiva dos espaços;
• Aquisição de quarteto de amônia para pulverização diária após expediente;
• Equipamentos de proteção individuais necessários e máquinas para aplicação do produto para pulverização;
• Compra de álcool gel para suprir a demanda e garantir o produto durante o cenário;
• Aquisição de 4 unidades de máscaras para cada educador;
• 3 termômetros biométricos de infravermelho;
• Sinalização nos banheiros e espaços do colégio com dicas de prevenção, conduta adequada e cooperação no processo;
• Indicação sinalizando o distanciamento entre as pessoas e deslocamento seguro;

Como acessar ao Marista Virt​ual 3.0? ​

​​ Texto auxiliar da imagem

Descrição / Saiba como acessar ao marista virtual.

Entre em c​​ontato

Para a segurança das nossas famílias, estudantes e educadores, o Colégio estará fechado durante a suspensão das aulas. As famílias que necessitarem contatar o Marista Maria Imaculada deverão utilizar um dos canais disponibilizados:

Aten​dimento

Telefone: (54) 32786100