Como você pode ajudar seu filho nas atividades domiciliares?

10/06/2020
Confira as dicas preparadas pelas nossa Equipe Pedagógica

​​​​​​​​​​​​​​As mudanças causadas pelo isolamento social, como estratégia de contenção da pandemia de Covid-19, foram as mais diversas possíveis. Enquanto Colégio, tivemos de adotar um novo sistema e explorar uma nova rotina.

Atividad​es ​​Remotas

O Colégio conta com o apoio de duas principais plataformas online, para a continuidade das atividades aos estudantes do Nível 1 EI ao 3º ano EM. Uma, o Marista Virtual 3.0 (MV 3.0), implementado na Rede Marista em 2018, é destinado à publicação de exercícios, videoaulas e materiais complementares. Já a outra, o Microsoft Teams, é destinada para a realização de lives com as turmas. O recurso, voltado para o gerenciamento equipes, está disponível dentro do pacote Office 365, cujo login é o mesmo do MV 3.0.

Conexão com o Marista Imaculada​

Acompanhamento​​​

A necessidade de ficar em casa tem adaptado o cotidiano das famílias. Nesse processo, a participação da família se torna ainda mais fundamental para que os estudantes consigam organizar sua rotina de estudos. Preparamos algumas sugestões para contribuir com essa etapa respeitando os percursos de aprendizagem das crianças e adolescentes.

Educação Infant​il

É importante, por exemplo, que crianças acessem as atividades propostas relembrando algumas cenas do cotidiano escolar e, ao mesmo tempo, vivam experiências significativas na interação com a família que também fortalecem a autonomia e protagonismo infantil.

Anos In​iciais

Nesse grupo, é importante lembrar das necessidades de cada faixa etária. Para os estudantes das turmas de 1º e 2º ano  EF, vale ressaltar que eles ainda não possuem autonomia para acessar a plataforma virtual, realizar as atividades postadas (atividades assíncronas) e participar das aulas online (atividades síncronas). As crianças precisam da ajuda de um adulto para organizar seu tempo e acompanhar suas atividades. ​Já para os estudantes do 4º e 5º ano, apesar de apresentarem autonomia para acessar a nossa plataforma virtual, realizar as atividades postadas  e participar das aulas online, ainda necessitam de ajuda para organização do seu  tempo e de sua rotina de estudos.​

Anos Fi​​nais

Em nosso Projeto Pedagógico os Anos finais (6º ao 9º ano EF) correspondem ao período intermediário entre os Anos Iniciais (1º ao 5º ano EF) e o Ensino Médio. Nesse segmento de ensino, é importante compreendermos as particularidades emergentes em cada turma, uma vez que cada uma apresentará desafios específicos.

6º e 7º ​ano ​​EF

Se o seu filho frequenta o 6º ou 7º ano certifique-se que ele faz acessos rotineiros na plataforma e se acompanha o fluxo das atividades. É importante ajudá-lo a organizar o planejamento e, se necessário, revise com ele se todas as atividades foram realizadas.​

8º e ​​9º ano E​​​F

Para os estudantes de 8º ou 9º, devemos e intensificar os estímulos que formam a ​responsabilidade. Por isso, uma das dicas, segundo Larisa Bandeira, Coordenadora Pedagógica dos Anos Finais e Ensino Médio, é pedir para eles deixarem em um lugar visível o planejamento da semana para que a família possa acompanhar e, em caso de necessidade, ajudá-lo na manutenção dos horários para cumprir a rotina de estudos.

Ensino M​​​​​​édio

Etapa conclusiva da vida escolar, o Ensino Médio traz uma série de aprendizagens e desafios. Paralelamente, coincide com as descobertas, as transformações e os anseios naturais da adolescência, cujos são intensificados no Isolamento Social. Trata-se, ainda, de uma fase intermediária para o estudante, pois abre passagem para um novo caminho, com o ingresso no Ensino Superior.

Para esse grupo, a dica principal é sobre a manutenção de uma rotina de estudos, intercalada com períodos de descanso e lazer. Para Larisa, é fundamental estimular os estudantes a programarem a sua semana definindo os horários para acompanhar as aulas e realizar as atividades.

Palavra do ​SOE!

"Independentemente da idade e do ano em que o estudante frequenta, ele está vivenciando um período atípico, com muitas inquietações. Sobretudo, estamos passando por um momento, no qual é importante fortalecermos as estratégias de acompanhamento e apoio. Nesse período, é fundamental que as famílias estabeleçam momentos durante o dia para a resolução de dúvidas pedestres e acompanhamento das tarefas. Quem sabe combinar pausas das suas atividades do trabalho com o intervalo de estudos dos filhos, para que possam conversar e compartilhar? Mantenham-se próximos e atentos e fortaleçam a relação de respeito e aprendizagem com os professores e com o colégio."
Débora Schmidt – Serviço de Orientação Educacional