Navegar para Cima

Notícias

Projeto Transições: a vida escolar e suas diversas fases

23/08/2019
Nosso jeito de educar
Objetivo do projeto é apresentar as mudanças que ocorrem na troca dos níveis de ensino

​Desde os primeiros minutos da existência, nossas vidas estão em constante evolução e modificação. O ser humano passa por diferentes fases e, em cada uma delas, cumpre etapas e participa de ritos que marcam essas mudanças.  Para isso, os períodos de mudança sempre geram expectativas e angústias e no processo de transição escolar não é diferente. Mesmo permanecendo na mesma escola, os alunos sabem que terão de lidar com novas rotinas e demandas. 

Nessa essência, para que a transição dos estudantes do 5º para o 6º ano ocorra de modo articulado, de forma tranquila e mantendo uma continuidade no trabalho pedagógico, iniciamos nessa semana uma série de inciativas que, ao longo do segundo semestre, irão apresentar aos estudantes as mudanças que ocorrerão a partir do próximo ano. 

Para a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Anos Iniciais, Socorro Pereira, o objetivo é garantir que os estudantes se sintam motivados, desafiados e interessados pelas diversas possibilidades que os Anos Finais lhe​s reservam. “A mudança do 5º para o 6º ano gera um grande impacto na vida dos estudantes uma mudança de rotina que demanda preparação e adaptação", completa a educadora. 


Confira as ações que serão desenvolvidas: 

AÇÕES DE TRANSIÇÃO​

COMO ACONTECERÃOPERÍODO
Aulas com os professores especialistas dos Anos Finais

Segunda-feiraHistória com a Professora Anajara Detânico 

Terça-feiraLíngua Portuguesa com a professora Virginia

Quarta-feiraMatemática com professor Marcelo Fontana; Ciências com a professora Stella Telles

Quinta-feiraLíngua Portuguesa com Virginia Mattos

Sexta-feira: Matemática com professora Nicole Bertoluci; Geografia com o professor Bernard Priettro

 

 

 

19 de agosto a 04 de outubro.

 

 

 

Aulas pontuais com diversos profissionais da escol​a.

Filosofia: Professor Rafael Silveira e Diretora Ângela Maria de Abreu

História: Jean A​rcari, Coordenador da Pastoral

Ciências: Experiência no laboratório com professor Leandro Weber

Ciências: Com professora Stella Teles

Língua Portuguesa: Professora Virginia Mattos

Matemática: Professor Marcelo Fontana 

       

 outubro e novembro.

Estudantes do 6º ano visitarem os 5ºs anos e falarem sobre suas experiências.Grupo de estudantes visitarem o 6º ano para explicar as demandas, trabalhos, mudança de aula, suas impressões e dicas de adaptação. 05 de novembro
Uma aula no turno da manhã, seguindo a rotina dos estudantes do 6º anoTodos os estudantes do 5º terão um dia de aula pela manhã, para conhecerem como os tempos de aula mudam, como os professores se organizam, como os recreios acontecem, etc.

13 de novembro: 151

14 de novembro: 152

Encontro com os pais e Coordenação Pedagógica dos Anos Finais.Apresentação da proposta curricular, dos materiais usados, momento de tirar dúvidas e conhecer a equipe que acompanhará os estudantes em 2020.28 de novembro