Projeto Transições: a vida escolar e suas diversas fases

03/12/2020
Nosso jeito de educar
Objetivo do projeto é apresentar as mudanças que ocorrem na troca dos níveis de ensino

​Desde os primeiros minutos da existência, nossas vidas estão em constante evolução e modificação. O ser humano passa por diferentes fases e, em cada uma delas, cumpre etapas e participa de ritos que marcam essas mudanças.  Para isso, os períodos de mudança sempre geram expectativas e angústias e no processo de transição escolar não é diferente. Mesmo permanecendo na mesma escola, os alunos sabem que terão de lidar com novas rotinas e demandas.​

Mudanças de ​ciclos no Colégio

Na educação básica, vivemos, ao menos, quatro momentos de transição: no Nível 3 da Educação Infantil​; 5º e 9º anos do Ensino Fundamental​ e 3º ano do Ensino Médio. Apesar das mudanças trazidas pela pandemia, a premissa pedagógica de educação integral permaneceu a mesma. Assim, o Projeto Transições foi reorganizado afim de se adequar às questões emergentes, bem como realizar as ações com os estudantes de modo articulado, tranquilo e mantendo uma continuidade no trabalho pedagógico

​Transição da Educação Infantil

A passagem das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental é​ vista como uma transição que envolve um ritual de crescimento da criança, de transformação na convivência com o grupo e de ingresso em outro modo de viver a escola.​ Passar para o primeiro ano do Ensino Fundamental, assim como conta Socorro Pereira, Coordenadora Pedagógica da EI e Anos Iniciais EF, é um momento de desafio tanto para os estudantes, quanto para as famílias. “ A entrada no 1º ano EF é uma das mais importantes, uma vez que seja nessa etapa o desenvolvimento da alfabetização”, completa a educadora.

Atividade de Transição:

No ultimo dia 10/12, às 18h30,  realizamos o momento de transição com as turmas de Nível 3 da Educação Infantil, em formato de D​rive-inEm virtude dos protocolos de saúde que adotamos em nosso Colégio, o evento foi reservado aos estudantes, pais e educadores do Colégio. ​

5º para​ o 6º ano

É na primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano EF, que o estudante aprofunda a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. Nesse mote, as ações de transição do 5º pra o 6º ano tem o objetivo de promover experiências e interações com o propósito de motivar os estudantes para novos desafios.

Para a Coordenadora Pedagógica dos Anos FinaisLarisa Bandeira, o objetivo é garantir que os estudantes se sintam motivados, desafiados e interessados pelas diversas possibilidades que os Anos Finais lhe​s reservam. “A mudança do 5º para o 6º ano gera um grande impacto na vida dos estudantes uma mudança de rotina que demanda preparação e adaptação", completa a educadora.​

Atividades desenvolvidas:

- Rodas de conversa com estudantes do 5º e 6º anos EF;

Aulões interdisciplinares com professores dos Anos Finais, para estudantes do 5º ano;

-  Reuniões com as famílias sobre o período de transições;

Conclusão no 9º ano: a ​​entrada no Ensino Médio

Os Anos Finais do Ensino Fundamental representam um ponto intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Nesse sentido, o período de transição nessa fase simboliza um momento de grandes transformações na vida dos estudantes, pois estes encerram um importante ciclo: a educação básica.

A entrada no Ensino Médio caracteriza uma das mais profundas e marcantes etapas de transição da vida escolar, como aponta Débora Schmidt, Orientadora Educacional do Colégio. “O aumento da carga horária e do número de componentes curriculares e professores, além do início das escolhas profissionais futuras, somadas às questões típicas da adolescência, podem gerar emoções intensas, como ansiedade, solidão e confusão.”

Atividades desenvolvidas:

Rodas de conversa com os estudantes;

- Reuniões especializadas com as famílias;

Conclusão do Terceiro ano Ensino Médio

A conclusão do Terceiro ano do Ensino Médio representa uma das mais significativas mudanças na vida escolar do estudante. Para isso, visando a conclusão da etapa e os desafios que surgem nessa fase, criamos o Projeto Novos Horizontes, com atividades e ações específicas para os estudantes do terceiro ano do EM.

Atividades desenvolvidas no Projeto Novos Horizontes:

- Rodas de conversa com os estudantes;

- Marista Mais;

- Coaching Vocacional;

- Projeto de Vida; ​

Clique aqui e ​confira mais sobre o Projeto Novos Horizontes

Cerimônia Conclusão do Terceiro an​o EM

A Cerimônia de Conclusão do Terceiro ano do Ensino Médio é um dos mais tradicionais e aguardados eventos do calendário do Colégio. Neste ano, em virtude dos protocolos de segurança adotados, o evento teve de ser remodelado. Assim, com data agendada para o dia 18/12, às 19h30, a cerimônia, restrita à convidados,  será realizada no Parque Nossa Senhora do Caravaggio, em formato de Drive-in,  com transmissão pelo canal do youtube do colégio.