Navegar para Cima

Notícias

A importância do brincar para o desenvolvimento infantil

Turmas do 2º ano EF tem como tema de pesquisa o brincar.
21/05/2019
Nosso jeito de educar
Turmas do 2º ano EF tem como tema de pesquisa o brincar.

À primeira vista, brincar parece uma atividade simples e até corriqueira do cotidiano infantil. No entanto, a brincadeira vem sendo cada vez mais discutida, e entendida como um processo significativo para o desenvolvimento das crianças, conforme apontam as Diretrizes da Educação Infantil Marista. No Marista Ipanema, as brincadeiras são valorizadas e planejadas de acordo com a idade e perfil dos pequenos, respeitando a individualidade de cada um. O planejamento das atividades, utilizando os diferentes espaços do colégio, garante um equilíbrio entre atividades realizadas no Bosque, no pátio, na sala, na quadra ou na praça.

11.jpg

Para entender melhor a importância do brincar nessa faixa etária, as turmas do 2º ano do Ensino Fundamental elencaram como projeto de pesquisa da Iniciação Científica um estudo sobre o brincar. A partir disso, a turma 121 trouxe um questionamento: "Todas as crianças do mundo brincam da mesma forma?"

Pesquisando as diversas formas de brincar pelo mundo, os estudantes descobriram, nos países orientais, o "origami", ou seja, a arte de brincar com papel através da dobradura. A pesquisa apontou que o origami surgiu na China, mas foi no Japão que a técnica se desenvolveu, e hoje muitos lugares do mundo usam a dobradura de papel para brincar. 


Depois da pesquisa, foi a vez das crianças colocarem as descobertas em prática e produzirem seus próprios origamis. O objeto escolhido foi um avião e, utilizando conhecimentos de robótica e tecnologia, as crianças criaram seus origamis de avião, que foram lançados em uma aula ao ar livre.
O encantamento a partir da experiência de produção e de lançamento do avião de papel trouxe um significado ainda maior para o brincar das crianças. ​