Navegar para Cima

Projetos

Iniciação Científica

Estudantes compartilham conhecimentos através do debate e da pesquisa.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Nosso estudante é incentivado a investigar, realizar experimentos e compartilhar saberes através do debate e da pesquisa. Diversas atividades práticas ocorrem nos Laboratórios e outros ambientes, nas diferentes áreas do conhecimento. Tudo iss​o contribui para o desenvolvimento da autonomia, capacidade analítica e argumentação.

Um grande projeto de Iniciação Científica que envolve estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio é a Multifeira, evento realizado anualmente, que visa incentivar a produção científica, relacionar os conteúdos e o desenvolvimento de trabalhos práticos e estimular o gosto pela ciência e o uso de novas tecnologias. ​Durante a Multifeira, os estudantes têm a oportunidade de apresentar, ao público em geral, trabalhos, projetos de pesquisa e experimentos.​

A Multifeira tem como objetivos:

  • Difundir a pesquisa científica na escola e para a comunidade escolar;
  • Elaborar projetos de pesquisa que contemplem as diversas áreas do conhecimento;
  • Promover a aquisição do conhecimento nas diferentes áreas;
  • E​stimular a curiosidade e a criatividade dos estudantes nas diversas disciplinas;
  • Promover a integração entre a escola e a comunidade. 

Outra proposta que fortalece a Iniciação Científica é o Clube de Ciências, um projeto desenvolvido em parceria com a Faculdade de Biociências da PUCRS, que reúne estudantes de 7º ano do Ensino Fundamental interessados em aprofundar conhecimentos na área de Ciências. 

​​O Marista Ipanema estimula a participação dos estudantes em atividades relacionadas à Iniciação Científica, pois contribuem para a formação de estudantes críticos, capazes de identificar e solucionar problemas. Projetos como a Multifeira e o Clube de Ciências proporcionam momentos de investigação, de experimentação e de troca de saberes. ​

* * * 

ENCONTROS DE ORIENTAÇÃO 2020

Confira abaixo a relação de Orientadores/Salas de aula/Estudantes do encontro de orientação, que faz parte da programação do sábado letivo, em 7/3.

Encontro de orientação 7/3.pdf

* * * 

MOSTRA MARISTA DE INICIAÇÃ​O CIENTÍFICA

Promovida desde 2016, a  Mostra Marista de Iniciação Científica tem por objetivo propor espaços de apresentação e trocas de experiências, bem como diferentes aprendizagens sobre iniciação científica realizadas em nossos Colégios e Unidades Sociais. Toda essa atividade tem como ponto de partida aa realização de projetos de pesquisa científica de forma sistemática, envolvendo os estudantes na prática da construção do conhecimento.

Edição 2019

Neste ano, a Mostra Marista de Iniciação Científica reunirá mais de 500 estudantes e educadores no Prédio 40 da PUCRS. O encontro ocorre no dia 3 de outubro, a partir das 8h, de forma concomitante com o Festival Marista de Robótica e com a Mostra Marista de Arte. Serão apresentados cerca de 90 trabalhos, produzidos por crianças e jovens dos Anos Iniciais ao Ensino Médio.

Foram pensadas uma série de iniciativas para evidenciar o compromisso com a sustentabilidade ambiental e reduzir a utilização de plástico. Os participantes receberão lápis ecológicos e canecas feitas de fibra de coco, material ecologicamente correto e reutilizável. Os porta-crachás foram confeccionados com lonas reaproveitadas de edições passadas da Mostra, e os próprios crachás são feitos com papel semente – para que os estudantes plantem mudas de Cravo Francês em suas casas. Os momentos de intervalo também foram planejados com esse viés, e os lanches serão oferecidos em porções individuais, para evitar o desperdício, e feitos com embalagens sustentáveis

Confira aqui o edital da Mostra Marista de Iniciação Científica 2019. 

Revista

As pesquisas, em forma de artigos, são compiladas na nossa Revista Mostra Marista de Iniciação Científica . Trata-se de uma coletânea dos artigos elaborados pelos participantes da Mostra. Os artigos são resultados de experiências dos estudantes nos seus espaços escolares voltados para a Iniciação Científica. A publicação está organizada de forma a contemplar as quatro áreas do conhecimento.

Confira aqui  a edição 2018.