Navegar para Cima

Projetos

Projeto Internacionalização

​​​Promover novas experiências, metodologias e aprendizagens. Esse é o objetivo do Projeto Internacionalização, a novidade no Marista Ipanema. Visando o aumento de possibilidades de vivências no idioma e culturas, o projeto tem como proposta principal construir aprendizagens de um cidadão global. Esta atuação se dá com diversas frentes:

Inglês curricular

Com início no ano letivo de 2022, o projeto é parte da realidade es​colar dos estudantes do Nível 2 da Educação Infantil ao 8º ano do Ensino Fundamental. Desenvolvida em conjunto pela Direção, Coordenação pedagógica e Professores, a metodologia prevê mais períodos de Inglês na rotina dos estudantes, docência compartilhada e mudança dos materiais didáticos.

​​Living and learning

Para tornar esse projeto possível e proporcionar um aprofundamento na língua inglesa, uma nova metodologia está sendo abordada: a living and learning, que em tradução livre significa “vivendo e aprendendo". Como o próprio nome já diz, a proposta é integrar o idioma na rotina dos estudantes, relacionando a outros conteúdos de diferentes áreas do conhecimento, questões culturais e do cotidiano.

A aplicação desta metodologia será feita de formas distintas para os diferentes níveis de ensino, respeitando as particularidades de aprendizagem de cada ano/série e focando no desenvolvimento das 4 habilidades da língua: ler, escrever, entender e falar.

Educação Infantil e Anos Iniciais

Para os estudantes da Educação Infantil e Anos Iniciais, o planejamento docente é integrado entre o professor titular e o docente de Língua inglesa. O idioma é abordado através de livros literários, brincadeiras e outras atividades, com material didático a partir do 2º ano EF. Durante a semana, um a dois períodos tem a prática de docência compartilhada, momento em que a língua inglesa se relaciona com assuntos de outras áreas, como matemática, ciências ou geografia e história. Em outras ocasiões, é proposta uma vivência relacionada ao projeto da turma utilizando a Língua Inglesa como ferramenta de acesso, o que amplia a perspectiva cultural de todos os envolvidos.

6º ano ao 8º ano EF

Já para os estudantes dos anos finais do 6º ano ao 8º ano EF, as aulas de inglês tiveram ampliação de 2h para 4h semanais, aumentando a carga horária semanal das turmas de 25h para 27h. O estudo do idioma é feito com o auxílio de livro didático, ferramentas digitais e exploração dos diferentes espaços da escola. Outros elementos são considerados no planejamento das aulas, tais como:  as 4 habilidades da língua – relação com as sequências didáticas – vivências culturais, além de opções de jogos, periódicos e livros que oportunizam maior vivência da Língua Inglesa. Em 2023 o projeto chegará ao 9º ano.

American high school

Um dos papéis da educação é criar oportunidades para crianças e jovens, e é isso que o Marista Ipanema está fazendo ao fechar uma parceria com a Way American School: trata-se da certificação de High School. Com o programa American High School, estudantes a partir do 9º ano do Ensino Fundamental podem complementar sua formação cursando o Ensino Médio Americano, certificado pelo Governo dos Estados Unidos, sem precisar sair do Colégio. A escola Norte Americana certifica seus alunos com diploma aceito não só por Universidades dos EUA, como também em outros 73 países.  Mais informações podem ser adquiridas no site wayprogram.net, através do e-mail [email protected] ou do fone (51) 4061 9149.

Achieve Languages

É uma escola de idiomas parceira, que atende os estudantes do Marista Ipanema sem sair do Colégio. Atende estudantes de diferentes idades que visam aprofundar os estudos da língua inglesa. Para saber mais entre em contato através do telefone (51) 3311 7712 ou do Whatsapp (51) 99534 7712.

Intercâmbio Marista​​

Desenvolvido desde 2011, o projeto Intercâmbio Marista: novas culturas, novos saberes possibilita que estudantes do Ensino Médio vivam experiências multiculturais e tenham contato com a Língua Inglesa no Canadá, Inglaterra, Nova Zelândia e Austrália. Além dos conhecimentos acadêmicos e da convivência com alunos de outras escolas, o programa contempla atividades culturais, esportivas, passeios pelas cidades, entre outras ações que estimulam o protagonismo e a autonomia. As viagens ocorrem durante as férias escolares e são acompanhadas por educadores maristas. As empresas parceiras realizam a divulgação para estudantes e suas famílias com antecedência.

Sinuma

Incentivando o protagonismo juvenil com o objetivo de proporcionar experiências que visam uma percepção global do mundo, surge a Simulação das Nações Unidas Marista (Sinuma). O projeto reúne estudantes do Ensino Médio de Colégios da Rede Marista do Rio Grande do Sul, Brasília e Sinop (MT) para dois dias de debates sobre temas inspirados no contexto geopolítico e nacional.  Além de proporcionar momentos de interação entre jovens de diferentes Colégios maristas, a iniciativa desenvolve habilidades importantes para o futuro dos participantes como comunicação, argumentação, trabalho em equipe e resolução de problemas, bem como fornece ferramentas para impulsionar e acolher a diversidade de opiniões em diferentes atmosferas e espaços de diálogo. Os participantes do Marista Ipanema reúnem-se para uma preparação local, aprofundando pontos relevantes da geografia internacional.​

Extraclasse

Full-time English

A oficina de língua inglesa (Full-time english) no turno integral promoverá vivências com o inglês que perpassam as 4 habilidades da língua (compreender pela escuta, ler, falar e escrever) e, através de uma abordagem multicultural, visa oportunizar espaços de aprendizagens em que as crianças possam construir experiências ao passo que contam com a mediação dos educadores envolvidos no processo de aprendizagem, ampliando repertórios e demonstrando intencionalidades claras, de modo a proporcionar vivências com a língua alvo. Ao buscar conexões com as diferentes áreas do conhecimento e através de diferentes recursos e tecnologias, o Full-time English dialogará com os estudantes, despertando curiosidade e interesse, e consequentemente proporcianará aos estudantes o aprimoramento do aprendizado de língua inglesa.​

Clube de Conversação

O Ipanema Speaking Club é uma iniciativa do Projeto de Internacionalização que visa proporcionar aos estudantes do 9º ano ao EM, por interesse, a oportunidade de praticar e aprimorar as habilidades orais (speaking) e de compreensão (listening) da língua inglesa através de encontros semanais de 1h40min em turmas reduzidas de no máximo 10 estudantes. ​Nestes encontros, na modalidade extraclasse, os estudantes envolvidos participarão de conversas guiadas sobre temas atuais, sendo motivados a fazer conexões interculturais e refletir sobre assuntos diversos, o que amplia o vocabulário e a capacidade argumentativa na hora da expressão oral. De forma espontânea, podendo envolver jogos e momentos de descontração, o educador que guia o clube de conversação colocará os estudantes participantes em contato com um repertório diversificado de materiais na língua alvo, como textos, vídeos, podcasts, textos literários, músicas, que podem servir de contexto para uma boa conversa! ​