A Tecnologia Educacional está presente no currículo de nossos Colégios, da Educação Infantil ao Ensino Médio, integrando uma série de iniciativas inovadoras que inserem a tecnologia no cotidiano dos estudantes. Os projetos desenvolvidos buscam soluções para situações-problema e todo o processo de construção é realizado por grupos (estudantes e educadores). Assim, é promovido o raciocínio lógico, o senso crítico, o trabalho em equipe, a autonomia e a criatividade.
O FESTIVAL
Presente desde 2008 no nosso calendário, Festival Marista de Robótica reúne anualmente estudantes Maristas e de instituições educacionais externas, que se encontram, durante dois dias, para vivenciar desafios e pesquisas que envolvem a Robótica Educacional, a Aprendizagem Criativa, a Codificação e o Empreendedorismo. É um dos principais do segmento na Região Sul do Brasil e reúne mais de 2 mil estudantes de instituições públicas e privadas.
Dentro do Festival, os estudantes são incentivados a participar de quatro modalidades:
Desafio de Robôs, Cidade Laboratório e
Incubando Ideias, sendo modalidades já presentes em outras edições, e a partir de 2025 contamos com uma novidade: a modalidade Destrava Mentes.
EDIÇÃO 2025
Neste ano, o FMR eleva seu olhar para um dos desafios mais prementes da nossa era:
a Inovação Climática.
Compreendemos a Inovação Climática como um chamado vibrante à exploração de soluções engenhosas e radicais para as complexidades que a sociedadecontemporânea nos apresenta. No coração do FMR, este tema pulsa como um reconhecimento da urgência em construir um futuro onde a sofisticação tecnológica e o equilíbrio ecológico caminhem lado a lado, em sinergia. Das cidades resilientes que se adaptam com a ajuda da robótica urbana à agricultura sustentável que floresce sob o olhar atento de robôs no campo, dos módulos de placa que dão vida à inteligência das máquinas às energias renováveis que acendem a esperança de umfuturo limpo, e do monitoramento ambiental que veste a robótica com a missão de proteger a natureza – em todas essas dimensões, a inovação climática se manifesta como um horizonte de possibilidades.
São Marcelino Champagnat, nosso fundador, semeou os pilares da educação Marista com a visão de formar ‘bons cristãos e virtuosos cidadãos’. Sua dedicação à educação integral sempre buscou preparar os jovens para serem agentes de transformação em seu tempo. Em sua simplicidade e pragmatismo, Champagnat certamente reconheceria na inovação climática um campo fértil para a aplicação dos talentos e da inteligência a serviço do bem comum, da Casa Comum que nos acolhe.
O Marista Brasil, herdeiro desse legado, continua a inspirar gerações a abraçarem o conhecimento e a tecnologia como ferramentas de construção de um mundo mais justo e fraterno. A inovação climática, portanto, ecoa profundamente os valores Maristas de serviço, solidariedade e cuidado com a vida, convidando nossos jovensa serem protagonistas na busca por um futuro sustentável.
Nessa jornada, encontramos ressonância nas palavras proféticas da Igreja Católica, que, sob a liderança do Papa Francisco, tem nos chamado a uma profunda conversão ecológica. Em sua encíclica Laudato Si', o Santo Padre nos lembra que ‘acrise ecológica é um apelo profundo a uma conversão interior’ (LS, 217). Este ‘apelo profundo’ nos impele a ir além da mera contemplação dos desafios ambientaise a engajarmos ativamente na busca por soluções inovadoras. A robótica
educacional, no contexto do FMR, surge como uma das respostas concretas a esse chamado, capacitando nossos estudantes a desenvolverem tecnologias que possam mitigar os impactos das mudanças climáticas e promover um futuro mais habitável para todos.
Assim, o Festival Marista de Robótica 2025 não é apenas uma competição de habilidades técnicas; é um palco para a esperança, um laboratório de ideias e um testemunho do compromisso Marista com um futuro onde a inovação tecnológica serve à vida em sua plenitude. Que cada projeto, cada expressão de criatividade e cada descoberta aqui apresentada seja uma semente de um amanhã mais verde, mais justo e mais humano.
Confira aqui mais informações sobre o evento, editais e links de inscrição para cada modalidade.
CONHEÇA OS DESAFIOS
Cidade Laboratório
Estudantes do Nível 3 da Educação Infantil (entre 5 e 6 anos) ao 8º ano do Ensino Fundamental (entre 13 e 14 anos) de escolas públicas e privadas participam dessa modalidade.
As equipes criam soluções para as cidades a partir do tema central proposto, levando em consideração suas aplicações e a importância para a sociedade.Para ilustrar as soluções propostas, os estudantes utilizam plataformas de cocriação de metaverso, na qual criam o mundo com a solução proposta.
Incubando ideias
É uma jornada empreendedora que envolve equipes mistas de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental (entre 11 e 12 anos) ao 3º ano do Ensino Médio (entre 17 e 18 anos) de instituições públicas e privadas.
As equipes serão desafiadas a criar, projetar, documentar e compartilhar soluções que utilizam ou tenham relação com tecnologias desenvolvidas para resolução de problemas identificados no cotidiano, respeitando os três eixos de sustentabilidade: econômico, social e ambiental.
Destrava Mentes
É uma jornada empreendedora que envolve equipes mistas de estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental (entre 8 e 12 anos) ao 3º ano do EnsinoMédio (entre 17 e 18 anos) de instituições públicas e privadas.
Os estudantes são convidados aprofundarem a integração dos diferentes campos do conhecimento em um projeto transversal. O conceito principal é estimular a aplicação prática de conteúdos aprendidos em sala de aula para resolver problemas autênticos, desenvolvendo a autonomia e a curiosidade científica dos estudantes em diversas áreas.
Desafio de robôs
A partir de um tema determinado, estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental (entre 9 e 10 anos) ao 3º ano do Ensino Médio (entre 17 e 18 anos) de escolas públicas e privadas.
Os estudantes são desafiados a construir um robô, elaborar pesquisa, projetos e tarefas voltadas para pensamento computacional, programação e eletrônica. O Desafio de Robôs, criado em 2008, as missões têm como intuito desenvolver diferentes competências que fomentam o aprendizado, o pensamento criativo, a resolução de problemas em percursos processuais para materialização de
projetos. Cada missão é única e demandará construções e habilidades das equipes.