Navegar para Cima

Festival Marista de Robótica

Evento no qual os estudantes protagonizam desafios e pesquisas que envolvem a Robótica Educacional, a codificação e o empreendedorismo.

​​​​​​​​​A Robótica Educacional está presente no currículo de nossos Colégios, da Educação Infantil ao Ensino Médio, integrando uma série de iniciativas inovadoras que inserem a tecnologia no cotidiano dos estudantes. Os projetos desenvolvidos buscam soluções para situações-problema, sendo que todo o processo de construção é realizado por grupos (es​tudantes e educadores). Assim, é promovido o raciocínio lógico, o senso crítico, o trabalho em equipe, a autonomia e a criatividade.


O FESTIVAL

Evento no qual estudantes dos Colégios e das Unidades  Sociais Maristas, da PUCRS e de instituições educacionais externas,  protagonizam desafios e pesquisas que envolvem a Robótica Educacional, a codificação e o empreendedorismo. Dentro do Festival, os estudantes  são incentivados a participar de quatro modalidades: Desafio de Robôs, Desafio de Drones, Cidade-Laboratório e Incubando Ideias.

O QUE NOS MOTIVA A PROMOVER O EVENTO

Os Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista buscam alternativas para tornar a inserção do contexto de estudo das tecnologias cada vez mais presente no currículo de estudantes e educandos, a fim de aproximá-los das transformações de comportamento e formas de pensar da sociedade contemporânea.​


EDIÇÃO 2018

Em 2018, a ONU declarou que não haverá um tema específico, mas já foram definidas duas proposições para 2019, e selecionamos uma delas: Tabela Periódica dos Elementos Químicos. O evento ocorrerá nos dias 18 e 19/9, no Prédio 41 da PUCRS, em Porto Alegre. São esperados mais de mil estudantes e educadores de diversas instituições de ensino públicas e privadas. Além disso, todas as atividades da programação são abertas à participação do público, que na edição de 2017 somou mais de 4 mil visitantes.​​​

INSCRIÇÕES

25/6 a 20/7​, no site festivalmaristaderobotica.com.br​

Encontro de Mentores de Equipes

21/6

Capacitação de Voluntários

17 ou 18/8​​​​


CONHEÇA OS DESAFIOS

FMR-02.png

A partir de um tema determinado, estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio de escolas públicas e privadas são desafiados a construir um robô, elaborar pesquisa, projetos e tarefas diversificadas.

O Desafio, criado em 2008, consiste em programar robôs para realizar tarefas nas chamadas arenas, que envolvem estratégia e criatividade. O robô também é avaliado por banca avaliadora. ​

FMR-03.png

Em uma arena de 10mx14mx5m protegida por tela, as equipes precisam realizar missões com um tema determinado, em partidas de 5 minutos. Além da pontuação específica de cada missão, o menor tempo do trajeto é critério para definir o vencedor.

Participam do Desafio estudantes da Educação Básica, a partir do 8º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Superior da rede pública e privada. A partir do ano de 2018, podem se inscrever equipes de Garagem (equipes sem vínculo com instituições de ensino).​

FMR-04.png

Estudantes do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas participam dessa modalidade, na qual criam soluções para as cidades a partir do tema central proposto, levando em consideração suas aplicações e importância para a sociedade.

Para ilustrar as soluções propostas, os estudantes utilizam como ferramenta o Minecraft Edu, no qual criam o mundo com a solução proposta.

FMR-05.png

É uma jornada empreendedora que envolve equipes mistas de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio e do Ensino Superior de instituições públicas ou privadas, contando com apoio de universitários da Graduação e Pós-Graduação.

A partir de uma temática central, as equipes serão incentivadas a projetar, documentar e criar soluções que envolvam a construção de aplicações e/ou protótipos para Cidades Inteligentes.

Este desafio busca fomentar o empreendedorismo e oportunizar reflexões sobre os impactos da transformação digital nas cidades.​​