Navegar para Cima

Festival Marista de Robótica

Evento no qual os estudantes protagonizam desafios e pesquisas que envolvem a Robótica Educacional, a codificação e o empreendedorismo.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​A Robótica Educacional está presente no currículo de nossos Colégios, da Educação Infantil ao Ensino Médio, integrando uma série de iniciativas inovadoras que inserem a tecnologia no cotidiano dos estudantes. Os projetos desenvolvidos buscam soluções para situações-problema e todo o processo de construção é realizado por grupos (estudantes e educadores). Assim, é promovido o raciocínio lógico, o senso crítico, o trabalho em equipe, a autonomia e a criatividade.

O FESTIVAL

Presente desde 2008 no nosso calendário, Festival Marista de Robótica reúne anualmente estudantes Maristas e de instituições educacionais externas, que se encontram, durante dois dias, para vivenciar desafios e pesquisas que envolvem a Robótica Educacional, a A​prendizagem Criativa, a Codificação e o Empreendedorismo. É um dos principais do segmento na Região Sul do Brasil e reúne​​​​ mais de 2 mil estudantes de instituições públicas e privadas.​

Dentro do Festival, os estudantes ​​​são incentivados a participar de quatro modalidades: Desafio de Robôs, Desafio de Drones, Cidade Laboratório e Incubando Ideias.​​​

EDIÇÃO 2023

A 15ª edição do evento será realizada nos dias 09 e 10 de novembro, no Centro de Eventos da PUCRS (Prédio 41), e será gratuito e aberto ao público.

Como o incentivo ao protagonismo juvenil é uma das premissas da educação marista, convidamos a comunidade para participar dess​a edição histórica, na qual nos tornamos uma única rede de educação básica, o Marista Brasil. ​


Confira a​qu​i​​ mais informações sobre o evento, editais e links de inscrição para cada desafio.

​CONHEÇA OS DESAFIOS

tarjas_site_robos.jpg

A partir de um tema determinado, estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas são desafiados a construir um robô, elaborar pesquisa, projetos e tarefas diversificadas.

O Desafio de Robôs, criado em 2008, passou por uma reformulação neste ano. As missões têm como intuito desenvolver diferentes competências relacionadas às quatro Áreas do Conhecimento. Cada missão é única e demandará construções e habilidades das equipes. 

tarjas_site_drones.jpg

Participam do Desafio de Drones estudantes da Educação Básica, do 4º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio da rede pública e privada.

Em uma arena ampla protegida por tela, as equipes precisam realizar missões com um tema determinado. Além da pontuação específica de cada missão, o menor tempo do trajeto e a melhor estratégia são critérios para definir o vencedor.

tarjas_site_laboratorio.jpg

Estudantes do Nível 3 da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas participam dessa modalidade, na qual criam soluções para as cidades a partir do tema central proposto, levando em consideração suas aplicações e a importância para a sociedade.

Para ilustrar as soluções propostas, os estudantes utilizam plataformas de cocriação de metaverso, na qual criam o mundo com a solução proposta.

tarjas_site_incubando.jpg

É uma jornada empreendedora que envolve equipes mistas de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de instituições públicas e privadas.

As equipes serão desafiadas a criar, projetar, documentar e compartilhar soluções que utilizam ou tenham relação com tecnologias desenvolvidas para resolução de problemas identificados no cotidiano, respeitando os três eixos de sustentabilidade: econômico, social e ambiental.