Navegar para Cima

Festival Marista de Robótica

Evento no qual os estudantes protagonizam desafios e pesquisas que envolvem a Robótica Educacional, a codificação e o empreendedorismo.

​​​​​​​​​​​​​​​​​A Robótica Educacional está presente no currículo de nossos Colégios, da Educação Infantil ao Ensino Médio, integrando uma série de iniciativas inovadoras que inserem a tecnologia no cotidiano dos estudantes. Os projetos desenvolvidos buscam soluções para situações-problema, e todo o processo de construção é realizado por grupos (estudantes e educadores). Assim, é promovido o raciocínio lógico, o senso crítico, o trabalho em equipe, a autonomia e a criatividade.

Os Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista buscam alternativas para tornar a inserção do contexto de estudo das tecnologias cada vez mais presente no currículo de estudantes e educandos, a fim de aproximá-los das transformações de comportamento e formas de pensar da sociedade contemp​orânea.​

O FESTIVAL

Presente desde 2008 no nosso calendário, o evento reúne estudantes dos Colégios e das Unidades  Sociais Maristas, da PUCRS e de instituições educacionais externas,  que reúnem-se durante dois dias para protagonizar desafios e pesquisas que envolvem a Robótica Educacional, a codificação e o empreendedorismo. ​

Dentro do Festival, os estudantes  são incentivados a participar de quatro modalidades: Desafio de Robôs, Desafio de Drones, Cidade Laboratório e Incubando Ideias.​​

EDIÇÃO 2019

No ano em que o primeiro passo em solo lunar completa 50 anos, o Festival Marista de Robótica homenageia o evento histórico protagonizado por Neil Armstrong, com o tema Os desafios e impactos da exploração espacial.​ Nos dias 3 e 4​/10, no Centro de Eventos da PUCRS, cerca de 2 mil estudantes são esperados para apresentarem seus projetos, desenvolvidos em equipes junto a educadores da área.​​

Os desafios envolverão as equipes em missões que simulam ações protagonizadas na época da primeira viagem à Lua e às atividades de preparação para a viagem a Marte, um dos principais objetivos da atualidade nas agências espaciais.


INSCRIÇÕES

Para receber informações sobre o período de inscrições e editais de cada Desafio, deixe seus dados aqui para entrarmos em contato​​​​.


CONHEÇA OS DESAFIOS

tarjas_site_robos.jpg

A partir de um tema determinado, estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio de escolas públicas e privadas são desafiados a construir um robô, elaborar pesquisa, projetos e tarefas diversificadas.

O Desafio, criado em 2008, consiste em programar robôs para realizar tarefas nas chamadas arenas, que envolvem estratégia e criatividade. O robô também é avaliado por banca avaliadora. ​

tarjas_site_drones.jpg

Em uma arena de 10mx14mx5m protegida por tela, as equipes precisam realizar missões com um tema determinado.Cada partida oficial dura três minutos, nos quais as equipes tentam obter a melhor pontuação no circuito. O tempo é utilizado somente para critério de desempate.

Participam do Desafio estudantes da Educação Básica, a partir do 8º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Superior da rede pública e privada. Desde 2018, podem se inscrever equipes de Garagem (equipes sem vínculo com instituições de ensino).​

tarjas_site_laboratorio.jpg

Estudantes do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas participam dessa modalidade, na qual criam soluções para as cidades a partir do tema central proposto, levando em consideração suas aplicações e importância para a sociedade.

Para ilustrar as soluções propostas, os estudantes utilizam como ferramenta o Minecraft Edu, no qual criam o mundo com a solução proposta.

tarjas_site_incubando.jpg

É uma jornada empreendedora que envolve equipes mistas de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio e do Ensino Superior de instituições públicas ou privadas.

As equipes são desafiadas, a partir de uma temática central, a pensar em problemas de relevância social e a projetar, documentar e desenvolver iniciativas que respeitem os três eixos da sustentabilidade - econômico, social e ambiental -, para empreender melhorando o espaço em que vivem.​​​