Navegar para Cima

Notícias

Ambientes estimulam o gosto pela aprendizagem

05/12/2018
Nosso jeito de educar
Propostas desenvolvem diferentes competências em meio à natureza.

​​​​​​​A interação com os ambientes faz parte do processo de aprendizagem das crianças. Por isso, o Colégio se beneficia do potencial pedagógico dos diferentes espaços disponíveis. Quanto mais possibilidades são oferecidas para despertar o gosto pelo aprendizado, mais os estudantes são estimulados a construir seus conhecimentos, protagonizando novas experiências e desenvolvendo o hábito de estudar de modo criativo e instigante.

Texto auxiliar da imagem

Estudantes realizam atividades de equilíbrio em meio à natureza.

Entre os espaços do Marista Ipanema, o Bosque se destaca por proporcionar aos nossos estudantes o contato com a natureza. Ao ar livre, são propostas atividades que desenvolvem diferentes competências, como a realizada com as turmas de 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, durante as aulas de Educação Física, em que os estudantes foram desafiados a praticar o slackline – esporte de equilíbrio sobre uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos – de diversas formas.

Texto auxiliar da imagem

Turmas tiveram novas vivências no Bosque em parceria com o Grupo Escoteiro.

Nossos estudantes também trabalharam equilíbrio, coordenação motora e concentração em atividades realizadas em parceria com o Grupo Escoteiro Marechal Osório​. Na ocasião, foram desafiados a se equilibrarem em uma “teia" de cordas, assim como no slackline e na falsa-baiana – atividade de deslocamento de um ponto até outro que utiliza duas cordas para que uma pessoa use os pés e as mãos na travessia. Além disso, os escoteiros ensinaram como realizar o nó direito, muito útil para situações cotidianas como fechar pacotes, amarrar sapatos e terminar amarras.

Texto auxiliar da imagem

Leitura ao ar livre desenvolve habilidades e proporciona momento de troca entre os estudantes.

Outra atividade desenvolvida foi o momento de leitura das turmas de 1º ano do Ensino Fundamental. A proposta permite que os estudantes tenham um momento do seu dia destinado ao exercício da leitura, em um ambiente agradável e que desenvolve sua concentração. Durante o processo de alfabetização, a leitura é uma estratégia fundamental para estimular a imaginação, ampliar o repertório dos estudantes e aproximá-los do universo letrado. Dessa forma, os estudantes são alfabetizados ao mesmo tempo que se tornam leitores assíduos e criativos.​