Com o objetivo de efetivar a participação dos alunos em competições acadêmicas, o Marista Ipanema vem, cada vez mais, incentivando a inscrição dos estudantes em olimpíadas do conhecimento. Enquanto os testes e trabalhos do Colégio avaliam o desempenho individual do estudante, estas competições oferecem instrumentos de avaliação global, que permitem o comparativo externo; sendo assim, a participação em olimpíadas do conhecimento dentro e fora do colégio é importante para o desenvolvimento.
Depois dos estudantes Cauã Gomes (turma 181), Gabriele Romero (turma 173) e Laura Bonini (turma 212) terem recebido seus certificados de menção honrosa por terem se destacado na 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (Obmep), em 2017, foi a vez de outros quatro estudantes do Marista Ipanema serem reconhecidos com essa menção: Ana Carolina Soares (turma 161) e Luisa Jacobi (turma 161), no Nível 1; Giovane Zambon (turma 192), no Nível 2; e Guilherme Sidou (turma 222), no Nível 3.
Promovida pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, a olimpíada é um convite às turmas do 6º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio para exercitarem e testarem seus conhecimentos em matemática. Mais de 100 estudantes aceitaram o desafio e se inscreveram para a 1ª fase, sendo que 14 deles foram selecionados para 2ª etapa da olimpíada, que aconteceu no dia 15 de setembro, no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foram eles:
Nível 1
Ana Carolina Soares | turma 161
Gabriele Romero | turma 173
Luiza Jacobi | turma 161
Natalia Dini | turma 163
Nível 2
Cauã Gomes | turma 181
Giovane Zambon | turma 192
Lorenzo Nunes | turma 191
Matheus de Castro | turma 181
Nível 3
Ana Kalise da Silveira | turma 212
Carolina Cramer | turma 212
Fernando Rosito | turma 222
Guilherme Sidou | turma 222
João Pedro Silveira | turma 211
Laura Bonini | turma 212
Os educadores Josy Rocha, Letícia Saraiva e Roger da Silva destacaram o crescimento significativo na área, devido ao interesse dos alunos pela aprendizagem dos conteúdos da matemática e, consequentemente, pela sua maior participação na Obmep. A olimpíada é um estímulo, além de que contribui para a melhoria da educação básica brasileira.