ACAP: Programa propõe acompanhamento da aprendizagem de forma personalizada

25/03/2021
Nosso jeito de educar

​A preocupação com o acompanhamento sistemático do processo de ensino e aprendizagem é uma prática constante em nosso Colégio. Para dar conta deste desafio, implementamos o programa de acompanhamento da aprendizagem (Acap), que tem como finalidade orientar os estudantes que apresentam dificuldade de aprendizagem e/ou baixo rendimento escolar ao longo do ano letivo.

Na prática, um grupo de estagiários envolve-se ativamente com os estudantes, por meio de propostas diferenciadas que visam otimizar o aprendizado, promovendo-o de diversas formas.

Entre os objetivos do programa, destaca-se:

• Atender aos estudantes com dificuldade de aprendizagem e/ou baixo rendimento escolar;

• Estabelecer estratégias para recuperação da aprendizagem, visando o desenvolvimento da autonomia e da auto regulação;

• Observar os estudantes durante o desenvolvimento das aulas, a fim de planejar as atividades de reforço e as intervenções que serão realizadas;

• Definir novas formas de apresentar o conteúdo, atendendo as particularidades de cada estudante, através de um planejamento colaborativo (professor/estagiário);

• Subsidiar o professor, qualificando o acompanhamento do processo de aprendizagem;

A rotina:

O núcleo conta com 6 estagiários que planejam as atividades de acordo com a proposta de trabalho dos professores, acompanhados pela Coordenação Pedagógica, atendendo os estudantes de todos os níveis de ensino.

Anos Iniciais: Um estagiário atende ao 1º e 2º ano EF e um atende 3º, 4º e 5º ano EF. Os estudantes serão atendidos em grupos de até 5 estudantes.

Anos Finais e Ensino Médio: Os estagiários atendem por área do conhecimento, grupos com até 5 estudantes de um mesmo ano, por componente curricular, indicados pelos professores, selecionados de acordo com a dificuldade de aprendizagem apresentada.  Nestes segmentos, os quatro estagiários se dividem nas áreas do conhecimento.

As atividades desenvolvidas são realizadas nas seguintes modalidades:​​

• Acompanhamento dos estudantes em sala de aula

Os estagiários auxiliam na organização dos estudantes e apoiam os professores na condução dos processos de aprendizagem.

• Atendimentos personalizados no turno inverso

Os estagiários atendem os estudantes que apresentam dificuldades em conhecimentos que são pré-requisitos para o que será trabalhado no ano em curso.

Como participar?

Os estudantes que são atendidos e acompanhados pelo Acap, são indicados pelo grupo de educadores. Neste caso, as famílias são comunicadas e recebem orientações específicas, como os horários em que as atividades serão desenvolvidas. Caso o estudante, por conta própria, manifeste interesse em participar, pode sinalizar o interesse aos professores e/ou diretamente aos estagiários.

Siga também nossos outros c​anais:
Instagram​
Facebook​​​