As mulheres do Marista Ipanema

08/03/2022
Institucional
Neste Dia da Mulher, conversamos com representações femininas da nossa comunidade escolar

Nós maristas, somos convidados a viver nossa missão inspirados no amor e exemplo de uma mulher especial: Maria, mãe de Jesus. Em vida, São Marcelino Champagnat dedicou sua obra aquela a quem chamou de Boa Mãe, com o lema “Tudo a Jesus por Maria; tudo a Maria para Jesus".

Maria esteve presente com amor nos momentos mais importantes de seu filho Jesus. Este testemunho de fé e entrega nos ensina ainda hoje a ter singeleza ao mesmo tempo que reconhecemos nossa força interior e determinação ao agir por aquilo que acreditamos.

Como espaço de missão, são inúmeras as mulheres que, a exemplo de Maria, são figuras inspiradoras em nosso fazer diário no Marista Ipanema. Por isso, neste Dia Internacional da Mulher, queremos homenagear todas elas que fazem parte de nosso colégio: mães, estudantes, professoras, gestoras e colaboradoras.

Conversamos com Cristina Nunes (coordenadora pedagógica), Clesiane Cardoso (higienização), Renata Jardim (recepcionista), Andrea Saballa (mãe das estudantes Julia e Helena), Leticia Saraiva (professora) e Natália Almeida (estudante) sobre o sentimento dessas mulheres com o Marista Ipanema.

Cristina conta que a Rede Marista sempre fez parte de sua vida: desde o tempo de estudante na Educação Básica até o Ensino Superior e, nos últimos anos, como profissional.  “No Marista Ipanema posso fazer a diferença na vida de cada estudante e família que faz parte da nossa comunidade, assim como os professores que passaram na minha vida fizeram, buscando contribuir com a concretização do sonho de São Marcelino na construção de um mundo mais justo e fraterno", conclui.

CRISTINA.jpeg

Há pouco mais do que 6 meses somando na equipe de higienização, Clesiane afirma que já se sente em família no Colégio. “Aqui tem amor, fraternidade, família, carisma, acolhimento... A Rede Marista e o colégio Marista Ipanema são uma família, que acolhe todos os funcionários sem distinção", ressalta.

CLESIANE.jpeg

Para Renata, o seu ser marista é mais do que o trabalho diário na recepção, pois também a inspira a ser uma mulher de presença responsável junto àqueles que necessitam de um auxílio. “O Colégio representa o amor, a compaixão, o acolhimento, a humildade, simplicidade e a união, pois juntos formamos uma corrente de sabedoria, esperança e fé", comenta.

RENATA.jpeg

Mãe das estudantes Julia e Helena, do 1º ano EM e 4º ano EF, respectivamente, Andrea expressa carinho pelo envolvimento do Marista Ipanema na vida de suas filhas. "É uma escola que forma alunos capazes de se adaptar, de se transformar e de se identificar com sua missão, além do aspecto afetivo, pois cultivam laços de amizade muitas vezes levada ao longo da vida. Gratidão é a palavra que me define como mãe. Gratidão a essa escola que amparou toda minha família", enfatiza.

ANDREA MÃE.jpeg

A professora Leticia leciona matemática para as turmas de 2º e 3º ano do Ensino Médio. Com o relacionamento que desenvolveu com os estudantes e educadores, o Marista Ipanema se tornou uma segunda casa para ela. "É um espaço que diariamente me permite ser responsável por uma sociedade mais justa, igualitária e que respeita a diversidade", compartilha.

LETICIA.jpeg

Conosco desde o seu 1º ano do Ensino Fundamental, a nossa estudante Natália destaca a importância do colégio no seu crescimento pessoal e acadêmico. “Todas as pessoas são muito atenciosas, muito queridas, com vontade de ensinar, e eu sou uma pessoa que tem muita vontade de aprender e acho que eles dão muita abertura para isso, atendem muito o que os estudantes querem", ressalta a jovem, que atualmente está cursando o 1º ano do EM. “Aqui eu estou crescendo com as pessoas, criando oportunidades e afetos. Isso contribui muito para a minha formação, para que eu seja uma pessoa melhor, uma estudante melhor, com novas aprendizagens e novas oportunidades", complementa.

Natália.jpeg

Que a Boa Mãe guie a missão das mulheres que fazem parte da nossa rotina no Marista Ipanema e abençoe a vida de todas. Além disso, que homens e mulheres possam enxergar e adimirar o poder do feminino, vislumbrando a força e a ternura de Maria em cada uma delas. Desejamos um feliz Dia da Mulher para todas as mulheres da nossa comunidade escolar: familiares, educadoras e estudantes!