Navegar para Cima

Notícias

Biblioteca promove encontros com autores

06/11/2019
Projetos
Projeto "Autor Presente" traz escritores para bate-papo com os estudantes.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​O incentivo ao hábito da leitura está presente em iniciativas realizadas nas salas de aula, na Biblioteca e em outros espaços. Ao longo do ano, os estudantes têm contato com diferentes gêneros de texto por meio de atividades práticas de contação de histórias, hora do conto, escrita coletiva, entre outras. Desse modo, aprendem de maneira lúdica e agradável. 

Uma das iniciativas é o projeto Autor Presente, promovido pela Biblioteca, que tem como objetivo possibilitar o encontro dos estudantes com autores de obras trabalhadas ao longo do ano.

5º ano EF

As turmas do 5º ano do Ensino Fundamental receberam o escritor Carlos Augusto Pessoa De Brum, o “Cadu", para um bate-papo, em que o autor respondeu às perguntas dos estudantes e criou ilustrações de personagens para cada turma. O tema principal foi o livro Mitozoológico, e surgiram curiosidades sobre como havia sido idealizado o título da obra.

autor-cadu (7).jpg

4º ano EF

Já os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental tiveram um encontro com o autor Manuel Filho, escritor da obra MMMMM: Mônica e Menino Maluquinho na Montanha Mágica, um crossover entre o elenco da revista da Turma da Mônica e da revista Turma do Menino Maluquinho, ilustrado por Mauricio de Sousa e Ziraldo. Os estudantes trouxeram curiosidades sobre a obra e seus personagens e tiveram seus livros autografados pelo autor.

autor-manoel (4).jpg

A proposta visa aumentar o incentivo à leitura, além de ampliar o acesso aos autores e proporcionar um espaço de compartilhamento e de diversão.  

* * * 

As turmas de 4º ano EF receberam, também, o autor e ilustrador Cadu, que criou ilustrações de personagens para cada turma, com a participação dos estudantes. Os estudantes fizeram diversas perguntas, sobre o livro Cadu Procura No Rio Grande Do Sul e sobre o autor, descobrindo como foi idealizado o título da obra. A atividade visa aproximar os leitores dos autores, proporcionando, assim, o incentivo à leitura e a aproximação ao livro.​

visita-autor-cadu-4-ano-ef (24).jpg

2ºano EF

Autor Alexandre Brito 2º ano EF (4).jpg
​​O autor Alexandre Brito participou da atividade Autor Presente, que promoveu o encontro com os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. O autor respondeu às perguntas dos estudantes e cantou músicas criadas a partir dos seus poemas do livro Museu Desmiolado.  A atividade visa aproximar os leitores dos autores, proporcionando assim incentivo à leitura e ao livro.​​