Navegar para Cima

Notícias

Como se preparar para o Enem e Vestibulares?

09/07/2021
Educação
Nossos estudantes dão dicas para a preparação de ingresso no Ensino Superior

​​​​O Ensino Médio traz uma série de aprendizagens e de desafios, coincidindo com as descobertas, transformações e os anseios da etapa de vida. Essa fase é, também, uma fase intermediária, pois é o fim de um ciclo escolar e o início de um novo caminho.

Nossos estudantes tem um currículo que consiste em uma educação integral, unindo a excelência acadêmica do fazer pedagógico, com o cultivo da formação humana, incentivando, então, o estudante a construir o seu projeto de vida. 

Conversamos com três estudantes que realizaram o terceiro ano do Ensino Médio em nosso Colégio no ano de 2020 e que obtiveram a aprovação no Enem e vestibulares para o ano de 2021. Entre o diálogo sobre como foi a preparação, eles também revelaram algumas dicas de estudos importantes para alcançar o objetivo tão esperado por eles e pelas famílias. Confira abaixo:  

Alexsandra Pacheco – Ciências Biológicas PUCRS e Toxicologia Analítica UFCSPA

A estudante Alexsandra Pacheco obteve duas aprovações, em Ciências Biólogicas na PUCRS e em Toxicologia Analítica, na UFCSPA. Para a Alexandra, o Ensino Médio no Colégio Marista Ipanema foi um período intenso, porém, proveitoso. “Os professores foram um pilar fundamental no meu estudo já que sempre estavam lá para me ajudar, explicar e direcionar nas mais diversas complicações, dúvidas e matérias", destaca.

Alexandra também salienta que “o material didático utilizado era de extrema importância, sempre servindo de apoio na hora dos estudos". Ela também revela que, apesar do último ano coincidir com o início da pandemia, os estudantes também tiveram acesso a materiais focados em exercícios para o Enem e vestibulares, que foi de grande auxílio para a reta final.

Para ela, o primeiro passo para a preparação no momento foi se esforçar, ainda mais, no último ano de Ensino Médio. “Prestar ainda mais atenção nas aulas e usar todos os recursos que os professores disponibilizavam, já que as matérias do 3° ano são muito cobradas no Enem e nos vestibulares", destaca.

Os conteúdos extras, que se adequavam ao método de estudo da Alexsandra, também eram bem-vindos. “Além do material e aulas da escola, também recorri a videoaulas, em conteúdos focados nas matérias que tinham um peso maior no curso que eu gostaria de fazer. Outro ponto indispensável foi resolver exercícios de edições anteriores de Enem e vestibular. Assim, conseguia entender a estrutura da prova e compreender como e em qual escala os conteúdos seriam cobrados".

Alexandra deixa, também, dicas de estudo para quem está em preparação para essa etapa da vida acadêmica:

“A dica mais importante é tentar se manter bem psicologicamente. Durante os meus estudos, principalmente devido a pandemia, tive muitas inseguranças e nervosismo. Isso me atrapalhava muito e fazia com que eu pensasse negativamente, me tornando improdutiva. Quando percebi que isso estava apenas me prejudicando comecei a estabelecer pequenas metas diárias de estudo. Começando com objetivos mais fáceis e depois subindo o nível e intensidade. Isso fazia com que eu me sentisse mais confiante já que eu estava cumprindo o que havia estabelecido. Também é importante fazer intervalos com momentos de descontração. Faça o que te deixa relaxado, ouça uma música, assista a uma série, leia um livro. Estudar sem parar vai apenas te atrapalhar. Além disso, temos o básico para manter a sanidade: se alimente bem, durma por tempo suficiente e hidrate-se. Sua saúde mental e física é primordial nesse momento decisivo", finaliza.

Pedro Bulhões – Engenharia de Automação UERGS

O estudante Pedro Bulhões, que também realizou o terceiro ano do Ensino Médio em 2020, ingressou no curso de Engenharia de Automação na UERGS. Ele conta que gostava do Ensino Médio no Marista Ipanema, e que suas notas eram boas. “Apesar das complicações decorrentes por conta da pandemia, o sistema Marista é bem qualificado na questão de ensino e preparação", analisa.

Para a sua preparação de estudos, ele relata que o principal foi o foco. “Eu foquei principalmente nos últimos 30 dias antes da prova, com 10h de estudos, e relembrando conceitos do Ensino Fundamental. Com isso, consegui entrar na UERGS em 6º lugar", destaca Pedro.

Como dicas de preparação para o momento, Pedro salienta a importância do estudo. “Começar a estudar bem cedo. Principalmente no último mês, focar apenas no estudo", destaca. Ele também analisou a importância de praticar o estudo com a realização de provas antigas do Enem ou de vestibulares que você deseja fazer. “Uma maneira que me encaixou muito na realização da redação foi intercalar entre responder as questões das áreas e realizar a redação para evitar o cansaço mental".

Gabriel Sattler – Ciências Sociais UFRGS

O estudante Gabriel Sattler conquistou a aprovação em Ciências Sociais, pela UFRGS, e para ele, o Colégio auxiliou “imensamente" na sua preparação. “Me fez entender a matéria de uma maneira boa e leve. Os professores foram incríveis, tanto no modo de ensinar, como na forma de tratar os estudantes", analisa.

Em relação ao Enem e Vestibulares, ele conta que estudava as matérias que eram recorrentes nas provas, sempre com a ajuda dos professores. “Eles me motivavam muito a tirar uma nota boa no Enem e diversos vestibulares. Queria falar também sobre a professora Letícia, de matemática, ela foi muito importante para a minha aprovação na UFRGS", destaca.

Como dicas de estudo para quem está em preparação, ele salienta que a principal é prestar atenção nas aulas e dar valor aos professores em sala de aula. “Eles são como 'profissionais de aprovação no Enem/Vestibulares', então aproveita que está no Colégio e que ainda tem esse suporte maravilhoso deles e pede ajuda com os estudos", finaliza.

​C
onfira abaixo a lista completa e atualizada de aprovados no Enem/Vestibulares 2021:

Alexsandra Weber Pacheco - Ciências Biólogicas PUCRS/ Toxicologia Analítica UFCSPA

Ana Julia Krefta Ilha - Veterinária UNIRITTER

Ana Kalise Böttcher da Silveira - Biomedicina UFCSPA                   

Ana Luisa Pacheco Palmeiro - Direito FMP/FADERGS/UNISINOS/PUCRS

Antônio Mattos Meneghetti Pinto da Silva - Design de Produto PUCRS

Arthur Lentino de Cristo - Ciências da Computação PUCRS

Arthur Mota Nogueira - Direito PUCRS

Bernardo Ferreira Pires de Souza - Relações Exteriores UNISINOS

Camila Beal Bertoletti - Biomedicina UNIRITTER/ Biomedicina PUCRS/ Nutrição UNISINOS/ Psicologia UNISINOS

Camila Falcão - Nutrição PUCRS/ UNIRITTER/UNISINOS

Carlos Aleixo de Lima Domingues - Universal Federal do Ceará - Engenharia de Produção

Carolina Homem Vargas - Design de Gráfico PUCRS

Carolina Silveira Martins - Direito PUCRS

Emily Espíndola Rizzon  - Odontologia UNIRITTER

Felipe Gomes Eilert – Ciência de Dados PUCRS

Felipe Soares da Rosa - Engenharia Ambiental UNISINOS

Fernando Martinelli Grauer - Ciências Econômicas PUCRS

Gabriel de Borges Sattler – Ciências Sociais UFRGS

Gabriela Duarte Salvato - Fonoaudiologia UFCSPA

Giulia Rillo Rocha - Gastronomia PUCRS

Gustavo Sanford Bortolon - Ciências da Computação PUCRS

Henrique Zorzo Delabary - Direito PUCRS

Isabela Nunes Scippa - Publicidade e Propaganda PUCRS

João Gabriel Bin dos Santos - Ciências da Computação PUCRS

João Pedro Alves Porto – Gestão Comercial UNIRITTER/ Gestão Ambiental FURG

João Pedro Barbosa Silveira – Direito PUCRS

José Fernando da Rosa Figueira Júnior - Relações Públicas PUCRS

José Pedro Brum Twardowski Pinto - Arquitetura PUCRS/UNISINOS/UNIRITTER

Larissa Paiva Seadi – 9º lugar Pedagogia UFRGS

Laura Carneiro Grando - Medicina na Veterinária na UNIRITTER

Laura Victorino Rodrigues – Psicologia PUCRS

Lorenzo Mancuso Ibarra - Relações Internacionais PUCRS

Luísa Julius Stahlhoefer - Nutrição UFCSPA         

Luize Zunkowski – Educação Física PUCRS

Maria Eduarda Fogazzi Zucatti - Jornalismo PUCRS

Matheus Augusto Scherer Sechous - Administração de Empresas ESPM

Nathalia Morales Salis – Psicologia PUCRS

Nicole Balke dos Santos - Design de Comunicação PUCRS/ Design UNISINOS

Paulo Elias Fragoso Aspis - 1º lugar Odontologia UFRGS

Pedro Souto Bulhões – Engenharia de Automação UERGS

Priscila Costa – 5º lugar Química UNIPAMPA

Rafaela Santos de Azambuja - Moda na UNISINOS

Sofia Batista Sartori -  6° lugar Matemática UFRGS/ PUCRS/ UNISINOS

Talis Rennan Leques Armelin - Administração UNISINOS​

Thiago Padoa Kazmierczak - Relações Internacionais ESPM

Valentina Grunewald Paim - Psicologia Unisinos / Direito FMP / Psicologia PUCRS

Valentina Prado Albuquerque - Escrita Criativa PUCRS

Vinicios Borges de Moura - Jornalismo PUCRS / ESPM 


Parabenizamos os estudantes, famílias e educadores!

Caso algum nome não seja encontrado, favor contatar através do e-mail: [email protected]

​*Matéria atualizada em 9/7/2021.​


S
iga também nossos outros c​anais:

Instagram​​

Facebook​

​​​YouTube​​​​​​​​​