Navegar para Cima

Notícias

Como será o Novo Ensino Médio Marista

16/08/2021
Educação
A partir da legislação das mudanças curriculares, nossos estudantes terão espaços curriculares flexíveis e diversificados que contribuirão ainda mais para a construção de seus projetos de vida

Estamos começando uma nova fase em nosso Ensino Médio, a qual objetiva fortalecer ainda mais na formação integral e no desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes. A partir das determinações da Lei 13.415/2017, que prevê a implementação de mudanças curriculares em instituições públicas e privadas de educação até 2022, construímos uma proposta totalmente alinhada com a nossa premissa de aliar excelência acadêmica à formação em valores, reunindo conteúdos pedagógicos e as necessidades dos jovens.

De acordo com a supervisora pedagógica dos Colégios da Rede Marista, Camila Fabis, o planejamento para a mudança curricular começou há três anos. “Temos um projeto, desde 2018, com o objetivo de implementar o Novo Ensino Médio nos Colégios da Rede Marista. Entre as ações do projeto, estava o desenvolvimento de um curso de extensão, em parceria com a PUCRS, que envolveu mais de 500 educadores maristas em um movimento de estudo, desenvolvimento e capacitação acerca das mudanças do Ensino Médio", comenta.​​

Quais mudanças irão ocorrer
Com essa implementação, além de estudar as quatro áreas do conhecimento – Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza –, os estudantes poderão escolher percursos com os quais mais se identificam, fomentando o protagonismo juvenil e conectando os saberes com as suas realidades. O currículo do Ensino Médio Marista será composto por duas grandes dimensões, distintas e complementares: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos.

A Formação Geral Básica consiste nessas quatro áreas do conhecimento e consolida as aprendizagens essenciais para a trajetória de cada estudante. Ela conta com 600 horas anuais, distribuídas de forma equilibrada nos três anos do Ensino Médio. Dessa forma, assegura um processo de formação integral e a aquisição de saberes compartilhados pelos diferentes perfis dos nossos jovens, relacionando competências e habilidades com a diversidade de saberes e pontos de vista. A Formação Geral Básica corresponderá a 18 períodos de aula semanais.

Os Itinerários Formativos são estruturados a partir da combinação de áreas integradas ou de uma área específica, proporcionando um ambiente que desenvolve a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico por meio de metodologias diversificadas, assegurando um processo de formação integral, aquisição de saberes compartilhados e no desenvolvimento de competências e habilidades pelos diferentes perfis de estudantes. Na nossa proposta pedagógica, os Itinerários Formativos são ofertados em duas dimensões:

  • Núcleos de Aprofundamento: o estudante terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos nas áreas a partir da problematização e aplicação dos conceitos trabalhados nas áreas do conhecimento por meio de propostas diversificadas, como oficinas, seminários, laboratórios e projetos, entre outros. A organização dos Núcleos é seriada (ou seja, de acordo com nível de ensino de cada estudante) e a carga horária é distribuída durante os três anos do Ensino Médio. No 1º ano EM, os estudantes terão entre 12 e 16 períodos semanais dos Núcleos de Aprofundamento, dependendo da estrutura curricular da unidade.


  • Percursos Investigativos Optativos: esta dimensão convida o estudante a concretizar suas escolhas por meio de percursos optativos com temáticas que despertam seu interesse, em turmas não seriadas. É um momento de construção colaborativa do conhecimento a partir das experiências prévias dos estudantes. No 1º ano EM, os estudantes poderão escolher dois percursos optativos híbridos anuais, o que representa 4 períodos por semana.

Percursos Investigativos

​A partir de temáticas que possam despertar o interesse nos estudantes, serão ofertadas, cinco​ possibilidades de percursos: ​Ciências da Saúde e da Vida, Contextos e movimentos do século XXI, Cultura Digital, Educação Finan​ceira e Processos Criativos. Esse é um momento de construção colaborativa do conhecimento a partir das experiências prévias dos estudantes. A escolha para novos estudantes será feita por um link no momento da matrícula. Para quem está no Colégio há mais tempo, a escolha será realizada via portal da unidade e aplicativo Marista Virtual, no ato da rematrícula. ​

Construção e renovação
​Camila explica que o processo de implementação do Novo Ensino Médio Marista é, sobretudo, uma renovação curricular, visto que práticas bem-sucedidas desenvolvidas não serão abandonadas. “Nossa inovação se dará com marcas da tradição de mais de 200 anos de educação", reforça. O Ensino Médio Marista se diferencia por continuar com a garantia de uma educação integral de qualidade, uma vez que serão oferecidos núcleos de aprofundamento nas quatro áreas do conhecimento, nos quais todos os estudantes farão parte com a turma. “Isso garante uma formação de excelência nas quatro áreas do conhecimento" comenta a especialista.​​

Marista Ipanema
​O Novo Ensino Médio foi construído na Rede Marista de forma colaborativa e pensando em nossas realidades regionais e locais. Essa construção transformou a proposta que será ofertada em algo único. Ou seja, haverá mudanças significativas nas estruturas curriculares, porém o carisma e a identidade marista permanecem seguindo nossa tradição de excelência. Toda a proposta está baseada em um ensino integral que possibilita ao estudante uma formação acadêmica, social e cultural.

As professoras Andreia de Bortolli e Alana Vizentin, fazem parte do GT local que está pensando e construindo as propostas para o Colégio Marista Ipanema. Segundo a professora Alana: “O novo Ensino Médio é uma oportunidade para mudarmos e renovarmos a educação, adequando o ensino aos desejos e necessidades do jovem do século XXI. A rede está fazendo isso com muita atenção e cuidado, o que nos deixa seguros em nosso fazer pedagógico".​

Já Andreia de Bortolli, professora há mais de 7 anos em nosso Colégio, está confiante e ansiosa para iniciar em 2022 com o Novo Ensino Médio. “Há em nós educadores, um misto de felicidade com ansiedade pelos novos desafios. Será uma oportunidade de crescimento pessoal e também coletivo, entre educadores e estudante", conclui.​

​S
iga também nossos outros c​anais:​

​Instagram​​
Facebook​
​​​YouTube​​​​​​​​​​