Navegar para Cima

Notícias

Desenvolvendo habilidades artísticas

04/05/2022
Educação
Novo Grupo de Criação Visual terá encontros mensais para estudantes do 9º ano EF ao 3º ano EM

​​Nosso colégio conta com um novo grupo dedicado ao estudo e criação de arte para estudantes do 9º ano EF ao 3º ano EM. Com encontros mensais, o objetivo principal do Grupo de Criação Visual é valorizar as possibilidades de expressão e desenvolver a experimentação artística e o estilo pessoal de cada estudante.

A ideia da criação do grupo surgiu a partir de manifestações dos próprios estudantes. A professora responsável pelo projeto, Yasmin Pol, conta que os jovens demonstraram interesse em aprimorar técnicas da linguagem visual que, por conta da carga horária, acabavam não sendo tão aprofundadas em sala de aula. “A expectativa é que os estudantes encontrem um espaço para experimentarem algumas linguagens artísticas e aperfeiçoar uma poética pessoal. Será um espaço em que eles poderão, além de desenvolver técnicas, se expressar através da Arte”, destaca.

WhatsApp Image 2022-05-04 at 08.59.44.jpeg

De acordo com a professora, o grupo uma forma de reforçar a importância da arte no âmbito escolar, que contribui no aprimoramento de aspectos intelectuais, emocionais, sociais e estéticos. “Uma boa formação cultural abre espaço para a constituição de um indivíduo que enxerga o mundo e tudo que o cerca de maneira crítica. Então, o desenvolvimento das habilidades artísticas é uma forma de estimular a criatividade e fazê-los captar a realidade em que estão inseridos”, complementa. 

Encontros

Conduzido pela professora, o primeiro encontro ocorreu na segunda-feira, 4/4, no estúdio de linguagens. Além da apresentação do projeto, o momento também teve uma atividade prática em que os estudantes trabalharam noções de ângulo, proporção, luz e sombra a partir de desenho por observação. 

O cronograma do projeto prevê mais 8 encontros, todos na primeira segunda-feira de cada mês. A ideia é explorar a criação de arte através do estudo de diferentes linguagens e materiais, vivenciando suas perspectivas bi e tridimensionais, incluindo desenhos, pinturas, aquarelas e esculturas em argila.  No final do ano letivo, após o último encontro, será realizada uma exposição feita a partir da curadoria dos trabalhos produzidos.