Navegar para Cima

Notícias

Desfile de moda sustentável do 1º ano EM propõe soluções para o século XXI

11/11/2022
Nosso jeito de educar
Atividade faz parte de projeto interdisciplinar de Literatura, História, Química e Matemática

Instigar os estudantes a um olhar atento as necessidades do mundo e as questões do meio-ambiente também faz parte da missão de bem educar do Colégio Marista Ipanema. Nesse contexto, as turmas de 1º ano do Ensino Médio realizaram um desfile de moda sustentável nesta sexta-feira, 11/11, com roupas de materiais recicláveis e confecção própria.

O desfile faz parte do projeto interdisciplinar "Soluções para o século XXI, a moda e o mundo", proposto pelas professoras Alana Vizentin, Andreia de Bortolli, Denise Ferrari e Josy Rocha. Unindo os componentes de Literatura, História, Química e Matemática, o projeto abordou a moda como uma proposta sustentável frente aos desafios da atualidade. A ideia era, por meio de estudos interdisciplinares, que os estudantes pensassem em alternativas de vestuário que sejam mais inclusivas e mais sustentáveis.

IMG_8931.JPG

Partindo da Literatura como proposta reflexiva para pensar nessas emergências, os estudantes foram convidados a pensar de forma sensível as suas relações com o consumo. No âmbito da História, foi possível analisar como a moda precisou se adaptar aos grandes eventos mundiais e como esses acontecimentos modificaram a relação com o vestuário. Já no que se refere a Química, o projeto propôs​​ a pesquisa de novas materialidades que não apresentem divisões de classes de gênero e que causem baixo impacto ambiental. Por fim no âmbito da Matemática, foi possível estudar os valores referentes a cortes de roupas, utilização de tecidos e cálculos de custos de produção.

WhatsApp Image 2022-11-11 at 15.50.48.jpeg

Após as pesquisas e estudos, os estudantes foram divididos em grupos de até seis integrantes para a produção do conceito, croqui e vestimenta. As pautas tratadas foram sustentabilidade, moda inclusiva, moda sem distinção de gênero, tecnologia, necessidades especiais e corpos fora do padrão.

No desfile, os trabalhos foram julgados por uma mesa de jurados composta pela diretora Simone Hahn, o vice-diretor educacional Fernando Degrandis, a bibliotecária Suany, a monitora do estúdio de linguagens Marina Finger e a professora do Atendimento Educacional Especializado Rosicler Schultze. Dois grupos receberam destaque, com o título de Melhor Modelo e Melhor Vestimenta.

IMG_8953.JPG

O grupo destaque em Melhor Vestimenta confeccionou três peças sustentáveis de moda sem gênero: um corset feito de papelão, uma saia e uma pulseira de jornal. Já o Melhor Modelo vestia uma corset de papelão, uma saia de sacos de lixo e uma tiara de arame farpado. 

A professora de Literatura Alana Vizentin comemora o resultado do estudo em sala de aula e reforça a importância da temática. "O mundo precisa de soluções para o novo século, as atuais demandas de consumo precisam se adaptar a uma realidade que necessita, com urgência, ser mais sustentável e mais inclusiva", destacou.

​​