Navegar para Cima

Notícias

Dia do Marista: compromisso enquanto família global

07/08/2020
Institucional
Que possamos renovar esperanças, ser escuta atenta aos sinais dos tempos e aos desafios

Em 15 de agosto, data que marca a Assunção de Nossa Senhora, homenageamos os mais de 10 mil colaboradores e Irmãos dedicados à missão marista. Ao vivenciarmos um momento de mais perguntas do que respostas, que possamos renovar esperanças, ser escuta atenta aos sinais dos tempos e aos desafios nos Colégios, Unidades Sociais, PUCRS, Hospital São Lucas, Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e na atuação missionária e pastoral na Amazônia.

Celebração

Colaboradores/as, Irmãos, Leigos/as bem como estudantes e seus familiares são convidados a se unir em oração na Celebração do Dia do Marista que ocorre na sexta-feira, dia 14/8, às 18h30. Envie suas intenções para [email protected] e acompanhe a transmissão no canal do YouTube da Rede Marista - youtube.com/redemarista.

Como os valores maristas permeiam nossos dias?

Maria é personagem central dessa trajetória, com sensibilidade e ternura necessárias para ser presença na adversidade. Nesse sentido, o apelo do XXII Capítulo Geral “Como uma família global, farol de esperança neste mundo turbulento” aponta para um jeito de ser embasado nos valores que inspiraram São Marcelino Champagnat, nosso fundador. Hoje, eles podem ser percebidos de diferentes formas:

Amor ao Trabalho: com a dedicação diária de educadores/as que se reinventam para priorizar o aprendizado, agora online, e com os esforços na área da pesquisa na PUCRS e no InsCer. Demonstrado também a partir da garra para seguir na linha de frente no Hospital São Lucas, ou frente aos apelos de comunidades que acolhem as Unidades Sociais e a atuação na Amazônia.
Exemplo disso é a trajetória de Caroline Jung, educadora do Marista Ipanema, que destaca a importância do ser marista em sua trajetória: “Faz parte minha história como pessoa, como profissional e como mãe. Meus valores, princípios e minha família se entrelaçam com a história marista” completa.

Audácia: por meio do empreendedorismo para desenvolver iniciativas inéditas como o Programa Conta Comigo, estamos Juntos, do Hospital São Lucas; a Live de Cabeceira, da PUCRS; a Ação Comunidades; o 1º Fórum Regional de Comunicação; ou no desenvolvimento de testes para o covid-19, na PUCRS.

Espírito de Família: vivenciamos a união e aconchego por meio das atividades das PJMs de escolas e unidades sociais, das Fraternidades do MChFM e Movimento Farol, dos Grupos de Voluntariado e do nosso jeito de atender.

Espiritualidade: traduzida com os momentos formativos realizados para colaboradores/as, estudantes e famílias, em celebrações como a do dia de Champagnat, Cantata Marial, Projeto TelePaz e o Minuto Farol de Esperança.

Presença: ocorre na construção de relações de cuidado com educandos/as, estudantes, famílias e pacientes; na atuação missionária na Amazônia e espaços de vulnerabilidade social; com o projeto Maristas em Casa – dos Colégios e Unidades.

Simplicidade: manifestada na postura profissional e pessoal dos Irmãos e Leigos/as; com ações como Aplauso aos profissionais de saúde e homenagem realizada aos colaboradores do HSL no Dia Mundial da Saúde; e nas ações que reconhecem potencialidades e ao mesmo tempo limitações institucionais.

Solidariedade: com a Ação Comunidades, além das diferentes iniciativas solidarias em todas os empreendimentos; Consultorias gratuitas prestadas pela PUCRS; Drive Thru Solidário; com as campanhas para doação de sangue; com o voluntariado da Rede.