Navegar para Cima

Notícias

Disciplinas Optativas: aqui, você escolhe aprender mais

08/03/2019
Nosso jeito de educar
Proposta oferece mais possibilidades de aprendizagem para o Ensino Médio.

​​​​​​​​​​Contribuir para a formação de jovens protagonistas do seu saber e comprometidos com o futuro. Assim é o Ensino Médio Marista​, fundamentado em uma educação integral que se traduz na prática da excelência acadêmica aliada ao cultivo da formação humana. Em consonância com a nossa tradição, buscamos sempre inovar por meio de processos pedagógicos que impulsionem o desenvolvimento de competências cada vez mais emergentes no cenário atual, como autoconhecimento, inteligência emocional, senso crítico, capacidade analítica e empreendedora, criatividade, liderança, entre outras.

Com foco na inovação e no protagonismo dos nossos estudantes, em 2019, iniciamos o projeto de oferta de Disciplinas Optativas a estudantes do Ensino Médio. Além de dialogarem com o currículo, essas atividades acrescentam outros saberes e inovações, indo ao encontro dos interesses e da realidade dos jovens. As disciplinas foram estruturadas a partir de uma pesquisa realizada com os estudantes, que podem optar por qualquer uma das 5 opções – sendo todas extras e opcionais, no contraturno – ou, até mesmo, todas elas, visto que serão no módulo intensivo e em momentos diferentes do ano.

Conheça as disciplinas oferecidas:

Autoconhecimento

Conhecer a si mesmo é um grande desafio. Por isso, essa optativa é um espaço de diálogo sobre o Projeto de Vida e os desafios para se planejar no mundo contemporâneo.

Período: de 29/5 a 3/7
Horário: quartas-feiras, das 14h às 15h40
Professoras: Jéssica Oliveira e Érica Tauceda

Automaquiagem

Essa optativa aborda tanto o uso de maquiagem no dia a dia, como cuidados para uma pele saudável e orientações para uso e compra de produtos cosméticos.

Período: de 1º/4 a 6/5
Horário: segundas-feiras, das 14h às 15h40
Professora: Ana Carla Happel Dias

Culinária

Processos químicos e biológicos estão muito presentes na gastronomia. Pensando nisso, oportunizamos, por meio dessa optativa, conhecimentos como panificação, fabricação de queijos e kombucha, plantas alimentícias não convencionais e processos de estimulação de paladar.

Período: de 2/9 a 7/10
Horário: segundas-feiras, das 14h às 15h40
Professoras: Andréia Anele de Bortolli Pasa, José Nasr e Ledyane Rocha Uriartt

Design de Games

Criar games auxilia no desenvolvimento de habilidades e competências, como trabalho em equipe, planejamento, organização e criatividade. Nessa optativa, são trabalhados aspectos da criação, da arquitetura e da arte de jogos.

Período: de 11/9 a 16/10
Horário: quartas-feiras, das 14h às 15h40
Professora: Isabel Cristina Siqueira da Silva

Educação Financeira

Planejamento e organização são essenciais para o desenvolvimento da autonomia. Pensando nisso, abordamos o planejamento financeiro, o consumo consciente e alguns aspectos práticos para a organização de receitas e despesas.

Período: de 20/3 a 24/4
Horário: quartas-feiras, das 14h às 15h40
Professor: Adriano Severo

MATRICULE-SE

As matrículas para as Disciplinas Optativas devem ser feitas na Secretaria do Colégio. Somente o responsável financeiro poderá realizar a matrícula. Para tal, é necessário estar adimplente com as mensalidades regulares. A matrícula em cada Disciplina Optativa tem o custo de duas parcelas de R$ 80,00. O preenchimento das turmas seguirá a ordem de inscrição.