Navegar para Cima

Notícias

É possível criar um poema ou poesia envolvendo o conteúdo de matemática?

18/08/2021
Educação
Os estudantes do 1º ano EM respondem

​As turmas de 1º ano EM foram desafiadas: criar um poema ou poesia envolvendo o conteúdo atual de matemática visto em aula. A proposta foi lançada pela professora Josy Rocha e baseada na Poesia Matemática de Millôr Fernandes.

Valorizar a importância da escrita, da produção textual e da interpretação usando a matemática como foco principal e a importância de conhecer e compreender que este componente pode ser construído a partir de atividades culturais e lúdicas foi o objetivo desta atividade.​

Porém, o desafio consistia em além de escrever, era necessário também declamar a poesia. “Declamar exige a arte de harmonizar gestos e palavras como se estas tivessem cores e peso. O bom declamador sabe o tempo certo da entonação da voz e tem o equilíbrio necessário para transmitir a emoção que cada estrofe exige", disse a professora.

Os estudantes entraram no clima e desenvolveram a proposta com muita criatividade. “Eu achei a SD interessante, porque criei o meu próprio poema usando os conteúdos de matemática", comentou a estudante Anita Regis Gomes, da Turma 211.

Confira abaixo um dos trabalhos, com tradução em libras, produzido pelas estudantes Ana Clara Fehlberg Seidl, Helena Giongo Pool e Larissa Omena da Silva, da turma 211:

 


“Essa proposta foi bem divertida! Estávamos com outros trabalhos para ​fazer e esse nos trouxe uma descontraída, além de ajudar a decorar o conteúdo", relatou a estudante Maria Eduarda Gly Gerhardt, da Turma 212.

Já a estudante Nicole Xerxenevsky Bergue, da Turma 213, conta que a ideia de construir um poema sobre o conteúdo estudado em matemática foi desafiador: “Eu gostei muito da proposta do trabalho. Foi um grande desafio no início, sobre como relacionar o componente de matemática em um poema, mas depois tivemos muitas ideias e fluímos bem", concluiu.

​Siga também nossos outros c​anais:​
​Instagram​​
Facebook​
​​​YouTube​​​​​​​​​​​