Em nossa proposta pedagógica, acreditamos na valorização do brincar, pois é uma das primeiras formas de expressão da criança e de sua relação com o mundo. Os estudantes vivenciam momentos que estimulam a imaginação, a criatividade, a socialização, a autonomia e o protagonismo.
Pensando nisso, a turma N3B viveu momentos deliciosos para conhecer mais sobre a cultura dos Estados Unidos. Como parte do projeto Conhecendo Culinárias do Mundo, os estudantes prepararam cookies.
A atividade ocorreu em nosso Ateliê do Sabor, com a presença especial dos pais de uma das estudantes, que já moraram nos Estados Unidos. A família ensinou a receita de cookie às crianças em um momento cheio de conversação em inglês, além de compartilhar um pouco da sua experiência no país e detalhes culturais.
A professora regente da turma, Naiana Sampaio, conta que a atividade teve um grande aproveitamento, ajudando no desenvolvimento de novas habilidades, gerando conhecimento e estreitando laços entre o Colégio e famílias. “Estou todo dia animada com eles nessa descoberta e ter o envolvimento das famílias nesse projeto torna ainda mais significativo para nós", comemora.
Para conhecer mais da culinária do país, a turma também preparou um lanche coletivo. Incentivando o potencial dos estudantes, foi proposto que cada um fizesse suas pesquisas individuais e trouxesse doces e salgados típicos, possibilitando também o envolvimento das famílias na descoberta desse novo repertório.
Com aulas compartilhadas, o planejamento insere ainda o estudo da língua inglesa para esses momentos. Durante as atividades, a professora de inglês Elis Penna Rey participa ensinando os nomes das comidas e ingredientes.
Valorizar o protagonismo das nossas crianças é um dos principais pilares do nosso jeito de educar, e com esse projeto não foi diferente. O envolvimento dos estudantes é grande pois a ideia surgiu da própria vontade deles de conhecer sobre as diferentes comidas ao redor do muno.
“O mais legal é conseguir perceber que a gente tem um pouquinho de cada lugar dentro da nossa cultura", destaca a professora. “Ao mesmo tempo, esses momentos fomentam neles esse desejo pela pesquisa, de ir atrás daquilo que eles têm vontade, da curiosidade, de descobrir o outro e a si mesmo", complementa.
A ideia é que o projeto Conhecendo Culinárias do Mundo aborde países de diferentes continentes. A turma já conheceu sobre as comidas típicas da China e o planejamento prevê Portugal e Brasil como os próximos locais a serem estudados.