Navegar para Cima

Notícias

Estudantes criam e exploram novas cidades

25/09/2020
Educação
Atentos as novas tendências, as turmas dos 5º anos EF planejaram suas cidades dos sonhos

​​​​​Atentos as novas tendências, as turmas dos 5º anos EF planejaram suas cidades dos sonhos. Em parceria com o setor de Tecnologias Educacionais, foi lançado o desafio: criar uma cidade e explorá-la, aprimorando seus conhecimentos geográficos e suas vivências. Desta forma, poderiam utilizar o jogo sugerido pelo Colégio, o Minecraft Education ou outro de sua preferência, tornando a aula mais divertida e lúdica, estimulando o aprendizado e a criatividade.

No momento em que vivemos, a realização da tarefa foi de extrema importância para entendimento do contexto social. Em cada projeto construído, foi possível desenvolver habilidades e objetivos curriculares, além de explorar em paralelo o lado emocional de cada criança: “foi muito legal fazer esta atividade, pois eu era o Prefeito da minha cidade, e lá não tinha pandemia. As pessoas podiam se abraçar, ir à escola e conhecer livremente os pontos turísticos”, relatou Diego Fontoura Gomes, da Turma 153. Já para o estudante Anthony Belloli Prestes, da Turma 151, foi possível unir a diversão com o conhecimento: "adorei fazer este trabalho no Minecraft, pois é um jogo que manipulo desde meus 6 anos. Sempre joguei como bricandeira e desta vez uni diversão com trabalho do Colégio".

As tecnologias educacionais são peças fundamentais neste período, pois contribuem na participação dos estudantes em aula, proporcionando novas experiências a partir de diferentes realidades. Para a estudante Giovana Dutra, também da Turma 153, a experiência foi repleta de novidades: “aprendi várias coisas, a mexer nos comandos com mais profundidade, como as cidades se formam e como elas são. Aprendi um pouco o que uma cidade precisa ter e o que não é obrigado a ter”, completa.

A atividade foi muito significativa para os pais também. Segundo Ana Paula Scherer, mãe do estudante Bento da Turma 152, a proposta foi bem direcionada, visando o senso coletivo: “Considero que os jogos de videogame em excesso podem prejudicar as crianças de muitas formas. No entanto, quando bem direcionados, como foi a proposta da turma, com construção coletiva, criatividade e engajamento, podem favorecer no desenvolvimento de habilidades especiais, artísticas e sociais. Percebi que a atividade com o Minecraft pode despertar no Bento o senso do coletivo aliado ao jogo, que tanto ele gosta”, diz. 

Já os pais do estudante Bernardo, da Turma 152, Itauana e Leandro, acreditam que o uso de uma ferramenta para atrair o interesse das crianças é muito bem-vinda: "No caso do Minecraft acabou sendo mais atrativo ainda pois é um jogo do momento e da atual realidade das crianças. É mais produtivo quando se consegue associar o jogo ao aprendizado das matérias que eles estão desenvolvendo”.

A atividade foi dinamizada pelas professoras com apoio do setor de Tecnologias Educacionais. Segundo a monitora de TE do Colégio, Daniela Ângelo, o Minecraft Education já é bastante familiar e tornou a proposta mais lúdica e divertida: “a atividade foi muito significativa, pois essa ferramenta digital proporcionou a criação da cidade, observando noções de altura, profundidade e proporção. Além do senso estético, desenvolveram aptidões tecnológicas fundamentais para a concretização desta e de futuras aprendizagens”, relata.

Por fim, a estudante Isabela Leite Mello, da Turma 151, agradeceu aos professores do Colégio pela atividade, pois reuniu toda a sua família: "Achei um trab​alho divertido e diferente do que estamos acostumados a fazer. Obrigada a todos os professores que pensaram na gente neste momento! Eu sou suspeita para falar porque adoro arquitetura e com esse trabalho reunimos a família toda para fazer cada um da sua casa. Parabéns, pois pensaram em um jogo virtual para não precisarmos sair de casa.", finalizou.

Confira algumas das produções na galeria abaixo.


Siga também nossos outros canais:

Instagram​
Facebook

YouTube​​​​